Fuentes, Historia y Memoria del Centro Municipal de Educación Infantil Tío Patinhas de Mandaguari / PR (1950-2000)

Palabras clave: Centro Municipal de Educación Infantil Tio Patinhas; Educación infantil; Infancia; Historia y memoria.

Resumen

Este artículo tiene como objetivo analizar la historia de la creación y existencia del Centro Municipal de Educación Infantil Tio Patinhas de Mandaguari/PR, entrelazada con la concepción de la infancia y la organización socioeducativa brasileña. La institución educativa fue creada en 1950, poco después de la fundación de la ciudad de Mandaguari/PR y permanece hasta hoy siendo una referencia para la educación infantil en la ciudad. La investigación se organizó a partir de fuentes documentales disponibles en archivos, así como de respuestas a cuestionarios, intercaladas con investigaciones ya desarrolladas en la zona. Se desvelaron aspectos de la historia y memoria de este Centro Municipal de Educación Infantil en su relación con la concepción de la infancia, los cambios sociales y la legislación educativa.

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Biografía del autor/a

Cláudia Sena Lioti, Universidade Estadual de Maringá

Cláudia Sena Lioti é Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPIFOR) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), vinculando-se à linha de pesquisa de História da Educação. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas História e Memória, e o Núcleo de Catalogação, Estudos e Pesquisas em Memórias Escolares (Nuctathe), cadastrado no CNPq. Tem graduação em Letras – Vernáculas e Clássicas pela Faculdade Educacional da Lapa (2019) e graduação em Pedagogia – INSEP (2014). Tem especialização em Atendimento Educacional Especializado pela INSEP (2015), Educação Especial, pelo Grupo Rhema (2016), Alfabetização e Letramento, também pelo Grupo Rhema (2017), e Psicopedagogia: atuação clínica, educacional, empresarial e hospitalar. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Mandaguari. 

Márcia Márcia Marlene Stentzler, Universidade Estadual do Paraná

Graduada em Pedagogia pela UFPR, especialização em Psicopedagogia pela FAFIUV, Mestrado em Educação pela UEPG, linha de pesquisa em formação de professores. Doutorado em Educação pela UFPR, linha de pesquisa história e historiografia da educação. Docente adjunta no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná. Docente no Mestrado em Ensino: formação docente interdisciplinar (PPIFOR). Líder do Núcleo de Catalogação, Estudos e Pesquisas em História da Educação (NUCATHE/Unespar).

Publicado
2023-07-15
Sección
Dossiê