NÃO GOSTAR DE MATEMÁTICA

que fenômeno é este?

  • Tereza Cristina Thomaz

Resumen

Na tentativa de compreender os porquês procurei desvelar o fenômeno: não gostar de Matemática. Tendo como objetivos: investigar o que significou aprender Matemática para os alunos que não gostam; compreender o fenômeno não gostar de Matemática; propor alternativas para o ensino desta disciplina que contribuam para a melhoria. O fenômeno foi estudado a partir do olhar dos alunos entrevistados. Várias são as razões que explicam este fenômeno, dentre elas foi ressaltada a falta de relação entre a Matemática da vida e a Matemática escolar, ou seja, a Matemática da vida não tem lugar na escola e a Matemática escolar não tem vida. Esta falta de relação, os conteúdos trabalhados na escola, a "figura" do professor, a relação que estabelece com os alunos, a forma como ensina e como avalia, tem levado os alunos a terem muitas dificuldades e medos ao aprender Matemática, além de ficarem com marcas profundas, originadas por situações de pressão e opressão presentes no processo ensino-aprendizagem.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Sección
Artigos