O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

pressupostos conceituais e implicações na prática pedagógica

  • Beatriz Maria Boéssio Atrib Zanchet

Resumen

O ideário que vem conduzindo os sistemas de avaliação no Brasil, nos diversos níveis de ensino, assenta sobre o pressuposto de que a avaliação pode proporcionar um ensino de melhor qualidade. Algumas características evidenciadas nesses processos apontam competitividade como parâmetro para a garantia de melhor desempenho dos alunos e das escolas. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é considerado uma oportunidade dada aos alunos de se auto-avaliar, com vistas às escolhas futuras em relação ao mercado de trabalho e a continuação de estudos. Esse texto discute os pressupostos conceituais e a estruturação desse Exame sobre uma Matriz de Habilidades e Competências, e, através da análise de depoimentos dos professores entrevistados, procurou-se apreender como essa prática avaliativa está repercutindo nas práticas pedagógicas nesse nível de ensino.

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