GRUPOS NA ESCOLA
discutindo a queixa escolar a partir da Psicologia Escolar Crítica
Resumen
Este artigo descreve uma experiência de formação profissional de estudantes de Psicologia durante dois semestres da disciplina de Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem na Universidade Federal de Rondônia – UNIR, baseada nos postulados contemporâneos da Psicologia Escolar Crítica. Consiste do relato de um projeto de intervenção com 02 meses de observação na escola (sala de aula, pátio e demais atividades) e posterior formação de grupos de pais, professores e alunos para discutir a queixa escolar em uma escola pública municipal na cidade de Porto Velho (RO) durante o segundo semestre de 2008 e primeiro semestre de 2009. Os resultados foram mais eficientes na perspectiva da formação profissional do que na modificação das estruturas cristalizadas de preconceito e estigmatização contra o aluno com queixa escolar e sua família, dentro da escola. Contudo acreditamos ter contribuído para o início de um processo de reflexão sobre a produção institucional do fracasso escolar.