A AUTOAVALIAÇÃO PARA A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

apontamentos

  • Giovana Chimentão Punhagui
  • Nadia Aparecida de Souza

Resumen

Entendendo que a aquisição de uma língua é processual e se dá ao longo da vida, exigindo prática constante, é necessário incentivar e promover o desenvolvimento de maior envolvimento no aprender, despertando ações de cunho autônomo, com a intenção de fazer avançar a aprendizagem após o período escolar. Afinal, são as decisões desencadeadas pelo próprio indivíduo que influenciam os resultados da sua aprendizagem. Portanto, a autoavaliação pode se configurar um elemento estratégico para a promoção de reconhecimento e maior responsabilidade para com a aprendizagem. O presente ensaio tem como objetivo tecer apontamentos acerca deste instrumento como uma opção viável à tomada de consciência a respeito da própria aprendizagem da língua, levando à possibilidade de planejar ações de remediação e aperfeiçoamento pelo próprio aluno, promovendo a autorregulação. Por isso, apresenta os seus conceitos e analisa as suas características, fundamentando a sua efetividade para com o desenvolvimento de habilidades autorregulatórias. Como principais aprendizagens, com relação ao papel dos alunos, considera: (a) consciência da situação de aprendizagem; (b) participação na tomada de decisões a respeito do próprio aprender; (c) planejamento e execução de estratégias e (d) monitoramento dos resultados.

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