A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE DOCENTES EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM QUEBEC

  • Cecília Borges

Resumen

O artigo aborda os desafios da supervisão pedagógica durante os estágios, como pré-requisito à formação para a docência na Universidade de Montreal (UdeM), Quebec. Seu objetivo é pôr em evidência a estrutura dos estágios no programa de formação docente em Educação Física, a qual faz apelo à colaboração entre os agentes implicados na supervisão de estagiários. Inicialmente, faz-se uma incursão na literatura, evocando certos modelos de supervisão pedagógica. Em seguida, descreve-se a estrutura dos programas de formação docente da UdeM, em particular o de Educação Física, e suas balizas para a supervisão de estagiários.Por fim, são abordados dois desafios da supervisão pedagógica: a colaboração e o acompanhamento propriamente dito dos estagiários. Conclui-se apontando pistas de pesquisa e de ação para uma melhor articulação entre os agentes implicados na supervisão pedagógica de estagiários em programas de formação em Educação Física.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Sección
Artigos