REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS SOBRE A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA (STORYTELLING) COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumen
Contar histórias é uma forma de transmissão de conhecimento utilizada antes mesmo da invenção da escrita. Uma boa história é capaz de prender a atenção e criar uma conexão emocional com quem a ouve. Nos dias atuais, em que o acesso à informação está cada vez mais presente, tornar as aulas interessantes se torna um desafio. Assim, trazer contextos para os conteúdos mostra-se fundamental para o ensino. A contação de histórias (ou storytelling) pode ser utilizada de diversas formas, seja no ensino do conteúdo de disciplinas específicas ou, até mesmo, como forma de promover a socialização entre estudantes. Neste contexto, o artigo apresenta os resultados de uma revisão sistemática da literatura, na base de dados Scopus, sobre contação de história no ensino fundamental I, que constatou a efetividade do uso do storytelling nas diversas frentes pesquisadas, tanto no formato tradicional quanto no digital. Os resultados revelam que este tem sido um assunto pesquisado internacionalmente, porém com poucas ocorrências Brasil, o que aponta para a importância da ampliação dessas pesquisas, já que sua prática contribui com a melhoria da aprendizagem na educação, em especial, no ensino fundamental.