O EMPREENDEDORISMO COMO REFERÊNCIA DE UM PROJETO EDUCACIONAL PRIVADO PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA DO RIO GRANDE DO SUL

  • Vera Maria Vidal Peroni
  • Valdelaine Mendes
  • Maria Raquel Caetano

Resumen

As alterações nas relações entre o público e o privado, especialmente após os anos 1990, decorrem das adaptações do papel assumido pelo Estado na sua relação com a sociedade como justificativa para o enfrentamento das crises do capital. Com o argumento de que a intervenção do Estado deve ser mínima na vida social, o projeto neoliberal pretende, de fato, a expansão das relações sociais capitalistas para todas as dimensões da existência. Na educação, essa expansão expressa-se nos processos de privatização, que ocorrem tanto pela disputa do fundo público como pela interferência na organização das políticas educacionais e na definição das ações da gestão em âmbitos municipal e estadual. Nesse caso, é estabelecida uma disputa pelo conteúdo e pela execução das propostas educacionais. Neste artigo, tratamos da relação entre o público e o privado na educação a partir da análise do projeto de formação de sujeitos empreendedores defendido pelas organizações empresariais para ser inserido nos currículos escolares.

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