A AUDIODESCRIÇÃO COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL EM UM EVENTO VIRTUAL SOBRE EDUCAÇÃO

Palavras-chave: pessoas com deficiência visual; acessibilidade; educação especial inclusiva; audiodescrição.

Resumo

Este relato apresenta as etapas da produção da audiodescrição, a importância da consultoria de uma pessoa com deficiência visual e a dinâmica da comissão de acessibilidade da 14a Reunião da ANPEd – Sudeste - Direito à vida, direito à educação em tempos de pandemia. A metodologia descritiva identificou as necessidades de adaptação dos instrumentos de divulgação e realização do evento, tais como a acessibilização do site e dos vídeos de divulgação, além dos cards informativos e das capas dos livros para o lançamento. Consideramos que trabalhar com os recursos de acessibilidade desde o planejamento do evento é um avanço rumo à inclusão de pessoas com deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Tavares Perdigão , Universidade Federal Fluminense

Coordenadora do NAI – Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Fundação Cecierj. Doutoranda em Ciências, Tecnologias e inclusão e Mestre em Diversidade e inclusão pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Áreas de interesse: Ciência, Tecnologia e Educação. Subáreas: Educação a distância, Tecnologias assistivas, audiodescrição.

Felipe Vieira Monteiro , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em educação pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro-RJ). Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em periferias urbanas pela FEBF (Faculdade de Educação da Baixada Fluminense) UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro-RJ). Áreas de interesse: Lingüística, Letras e Artes. Subáreas: Música e Audiodescrição.

Ediclea Mascarenhas Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Ciências pela FIOCRUZ, Mestre em Educação pela UERJ, Psicóloga pela UFRJ e Pedagoga pela UNIGRANRIO. Áreas de interesse: Educação Subáreas: Educação Inclusiva. Educação a Distância e Educação Especial.

Publicado
2023-08-30
Seção
Artigos