FONTES , HISTÓRIA MEMÓRIA DO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIO PATINHAS DE MANDAGUARI/PR (1950-2000)

Palavras-chave: CMEI Tio Patinhas; Educação infantil; Infância; História e memória.

Resumo

Este artigo objetiva analisar a história da criação e existência do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Tio Patinhas de Mandaguari/PR, entretecida à concepção de infância e organização socioeducacional brasileira. A instituição educacional foi criada no ano de 1950, logo após a fundação do município de Mandaguari/PR e permanece até os dias atuais sendo referencial para a educação infantil na cidade. A pesquisa foi organizada com base em fontes documentais disponíveis em arquivos, bem como respostas a questionários, entremeadas a pesquisas já desenvolvidas na área. Desvelaram-se aspectos da história e memória deste CMEI em sua relação com a concepção de infância, as transformações sociais e a legislação educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Sena Lioti, Universidade Estadual de Maringá

Cláudia Sena Lioti é Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPIFOR) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), vinculando-se à linha de pesquisa de História da Educação. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas História e Memória, e o Núcleo de Catalogação, Estudos e Pesquisas em Memórias Escolares (Nuctathe), cadastrado no CNPq. Tem graduação em Letras – Vernáculas e Clássicas pela Faculdade Educacional da Lapa (2019) e graduação em Pedagogia – INSEP (2014). Tem especialização em Atendimento Educacional Especializado pela INSEP (2015), Educação Especial, pelo Grupo Rhema (2016), Alfabetização e Letramento, também pelo Grupo Rhema (2017), e Psicopedagogia: atuação clínica, educacional, empresarial e hospitalar. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Mandaguari. 

Dra. Márcia Marlene Stentzler, Universidade Estadual do Paraná

Graduada em Pedagogia pela UFPR, especialização em Psicopedagogia pela FAFIUV, Mestrado em Educação pela UEPG, linha de pesquisa em formação de professores. Doutorado em Educação pela UFPR, linha de pesquisa história e historiografia da educação. Docente adjunta no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná. Docente no Mestrado em Ensino: formação docente interdisciplinar (PPIFOR). Líder do Núcleo de Catalogação, Estudos e Pesquisas em História da Educação (NUCATHE/Unespar).

Publicado
2023-07-15
Seção
Dossiê