PROFESSORES, GESTORES E A PRODUÇÃO DA FACULDADE DE FILOSFIA DE NATAL E DE SEU CURSO DE HISTÓRIA (1955-1956)

Palavras-chave: Faculdade de Filosofia de Natal; História do ensino superior; Ensino de história; História do Rio Grande do Norte.

Resumo

O objetivo do artigo foi analisar as ações dos professores e gestores ao produzir o espaço institucional da Faculdade de Filosofia de Natal (FAFIN) e de seu Curso de História, entre 1955 e 1956. Foi mobilizada a metodologia da análise qualitativa dos documentos administrativos da instituição. Foram operacionalizados os conceitos de produção de espaço (LEFEBVRE, 2013), sociabilidade (SIRINELLI, 1986) e intelectual (SIRINELLI, 2003). Identificou-se o perfil social e político dos professores e gestores, formação, atuação profissional, agremiações culturais que integraram, e a influência destes aspectos no currículo do Curso de História e nas diretrizes institucionais da FAFIN.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clivya da Silveira Nobre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFRN e bolsista CAPES. Faz pesquisas nas áreas de Historiografia Brasileira, Ensino de História e História dos Intelectuais.

Publicado
2023-07-14
Seção
Dossiê