FORMAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE MATO GROSSO:

o Curso Esquema I e o Curso Esquema II (1984-1990)

Palavras-chave: Escola Técnica Federal de Mato Grosso; Formação de professores; Cursos Esquema I e II.

Resumo

Analisamos a formação de professores na Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETFMT) entre os anos de 1984 e 1989, particularmente as licenciaturas denominadas de Curso Esquema I e Curso Esquema II, discutindo o caráter legal e burocrático dessas formações. Acessamos legislações e processos administrativos expedidos pelo governo brasileiro, e que foram analisados na perspectiva teórica-metodológica da História Nova. Apontamos três turmas dos Cursos Esquema I e II que foram cursadas por docentes da ETFMT e evidenciamos o currículo, as habilitações e as condições da oferta dessas licenciaturas na instituição investigada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Túlio Marcel Rufino de Vasconcelos Figueiredo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Líder do Grupo de Pesquisa História da Educação Profissional, Repositórios Digitais e Acervos Históricos (HISTEDPRO/IFMT), pesquisador da História da Educação Profissional.

Nilce Vieira Campos Ferreira, Universidade Federal do Mato Grosso

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Professora no Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT/Cuiabá (Mestrado e Doutorado) e no curso de Graduação em Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/Campus Cuiabá), Líder o Grupo de Pesquisa História da Educação, Acervos Históricos Institucionais e Gênero (GPHEG), pesquisadora da História da Educação, Instituições Escolares e Gênero.

Publicado
2023-07-14
Seção
Dossiê