ENTRE A HISTÓRIA E A MEMÓRIA:

o curso técnico em edificações e o patrimônio cultural de Jaguarão/RS

Palavras-chave: educação patrimonial; missão institucional; IFSul; Jaguarão.

Resumo

O presente estudo analisa o Curso Técnico em Edificações, do IFSul Campus Jaguarão. A metodologia pautou-se na pesquisa qualitativa e utilizou da análise documental e do contato com os egressos para compreensão da problemática estabelecida. Os resultados do trabalho corroboram com a incumbência firmada entre instituto e comunidade local de formar profissionais sensíveis à temática do patrimônio cultural, demanda estabelecida pela população em audiências públicas prévias à instalação do Campus na cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciele Fraga Pereira, Universidade Federal de Pelotas

Mestra em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos de Arquitetura Brasileira (NEAB), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb-UFPel). Licenciada em Arquitetura e Urbanismo pelo Curso de Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), orientada pela Prof.ª Adriana Duarte Leon.

Adriana Duarte Leon, Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Pelotas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Curso de Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados e do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) – Campus Pelotas. Coordenadora do Grupo de Pesquisa História Educação e Docência (GPHEDo).

Publicado
2023-07-14
Seção
Dossiê