O PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO EM FREIRE E MARX

busca de referências para um processo de investigação-ação em formação de professores de educação de jovens e adultos

  • Janice de Almeido Furtado
Palavras-chave: formação de professores de EJA, Marx e Freire, conscientização, investigação-ação

Resumo

O texto apresenta um estudo na área de formação de professores para EJA - Educação de Jovens e Adultos, originado da prática da autora enquanto professora no ensino superior junto ao curso de Pedagogia Anos Iniciais e Educação de Jovens e Adultos da UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Além de ministrar alguns componentes curriculares voltados à referida temática, a autora desenvolveu, ao longo de dois anos, como professora da universidade citada, encontros de formação com professores de EJA no município de Bagé. Para pensar a formação de professores de EJA, a autora aponta a pesquisa-ação como procedimento que permite, com Freire e Marx, apostar na reflexão da prática como instauradora de processo de conscientização.

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Artigos