EM BUSCA DE UMA METODOLOGIA DE PESQUISA PARA AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Resumo
Este artigo apresenta uma fundamentação teórica sobre a pesquisa científica, destacando os princípios epistemológicos apontados pelo grupo de pesquisadoras do Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NUTED/FACED/UFRGS). São expressados, também, conceitos de cunho tecnológico a partir da teoria interacionista de Jean Piaget. A seguir, é descrito o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ROODA e suas respectivas funcionalidades, utilizado durante a pesquisa. Procura-se ainda enfatizar uma interpretação dos AVAs na perspectiva da complexidade a partir dos autores Edgar Morin e Pedro Demo. Propõem-se, dessa forma, relacionar as características dos AVAs numa perspectiva interacionista e complexa com a Pesquisa Participante, na tentativa de buscar uma proposta de metodologia de pesquisa em AVA. Além disso, são analisados os dados coletados através do ambiente ROODA a fim de exemplificar as considerações abordadas neste artigo.