ERRADICAR A POBREZA E REPRODUZIR O CAPITAL

notas críticas sobre as diretrizes para a educação do novo milênio

  • Susana Vasconcelos Jimenez
  • Maria das Dores Mendes Segundo
Palavras-chave: Banco Mundial, Metas do Milênio, Erradicação da pobreza, estrutural do capital

Resumo

O artigo discute a relação entre educação e pobreza consignada nas proclamadas diretrizes educacionais para o novo milênio. O exame dos documentos resultantes dos sucessivos fóruns internacionais promovidos com apoio do Banco Mundial demonstra que a educação é sistematicamente elencada como fator por excelência de erradicação (ou alívio) da pobreza. Ao mesmo tempo, o Banco urge que reformas sejam executadas pelos mesmos países assolados pela pobreza, as quais aprofundam o projeto de mercantilização da educação e de aligeiramento dos conteúdos do ensino em todos os níveis. Conclui-se que a relação traçada entre educação e pobreza traduz uma retórica mistificadora, representando um instrumento de ajuste ao projeto de reprodução do capital, diante do agravamento das dificuldades de acumulação do lucro postas pela crise estrutural contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Seção
Artigos