REPRESENTAÇÕES ACERCA DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO

um estudo com alunos e professores de Formosa-GO

  • Rafael Gonçalves Bezerra
  • Rodrigo Capelle Suess
Palavras-chave: Educação, Escola, Trabalho, Representação de Ensino

Resumo

O artigo relata os resultados de pesquisa que teve por objetivo estudar as representações que estudantes e professores do ensino médio desenvolvem acerca da escola. Constatou-se que os jovens atribuem à escola um papel importante como um meio de realizar seus projetos de vida e esperam, após o término do ensino médio, ingressar no mercado de trabalho e na educação superior. Por outro lado, a maioria dos docentes acredita que poucos de seus alunos seguirão os estudos no ensino superior. Para os professores, os jovens vão à escola por obrigação, passatempo, socialização, capacitação profissional e para que suas famílias não deixem de receber programas sociais do governo. Ao contrastarmos as visões dos professores e alunos pesquisados, notamos que aqueles estão incrédulos e que estes depositam na escola as esperanças de realizar os seus sonhos e conseguir um melhor status na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Seção
Artigos