OS SHULMAN'S STUDIES ABOUT FORMATION AND TEACHER PROFESSIONALIZATION IN BRAZILIAN ACADEMIC PRODUCTIONS

  • Marilandi Maria Mascarello Vieira
  • Maria Cristina Pansera e Araújo
Palavras-chave: Formação de professores, Saberes docentes, Conhecimento pedagógico do conteúdo

Resumo

Este estudo analisa as produções acadêmicas apresentadas nas reuniões da ANPED (32ª a 36ª edição) e ENDIPE (anos 2010 e 2012), além de teses e dissertações produzidas entre 2009 a 2013 e disponíveis no site da CAPES, objetivando verificar como estão sendo abordados os estudos de Shulman nas produções acadêmicas. Para a pesquisa, de cunho documental, foram selecionadas dezenove produções apresentadas em eventos e sete teses e dissertações. Os dados permitem concluir que, apesar de Shulman ser referenciado em muitos trabalhos, as ideias e temas estudados por ele não são de fato utilizadas como base teórica das pesquisas, já que, em geral, o autor é mencionado de forma superficial, com pouca discussão acerca do conteúdo citado, de forma mais específica no que concerne ao conhecimento pedagógico do conteúdo, centralidade deste estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Seção
Artigos