A estesia do anime japonês e as suas possibilidades no ensino de história

por uma perspectiva êmica da aprendizagem

  • Kamylla Rodrigues Pereira da Silva Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Didática da história, Animes, Historiografia, Mangás, Japão

Resumo

As reflexões desse artigo se desdobram a partir do encontro entre os caminhos das animações japonesas e do ensino de história, cujo intuito é delinear direções que insiram o estudante em um lugar de protagonismo e o instigue a construir afetos, desconstruir estereótipos e a se constituir enquanto cidadão e sujeito crítico. Para tanto, problematizaremos as relações entre a didática da história e a historiografia a partir das contribuições de autores como Jörn Rüsen, Fernando Cerri e Bodo von Borries. Já as discussões sobre as animações japonesas partirão, principalmente, dos estudos efetuados por Sonia Bide Luyten e André Noro dos Santos. Desse modo, entrelaçaremos saberes que, apesar de distintos, podem se tornar complementares se bem articulados, pois acreditamos que “o poder da fantasia não deve ser subestimado”.

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Publicado
2023-10-09
Como Citar
Rodrigues Pereira da Silva, K. (2023). A estesia do anime japonês e as suas possibilidades no ensino de história: por uma perspectiva êmica da aprendizagem. Revista Discente Ofícios De Clio, 8(14), 496-510. Recuperado de https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/clio/article/view/6993
Seção
Dossiê Ensino de História