Uma análise sobre os discos promocionais como elementos estimuladores para a projeção de Raimundo Fagner no ambiente profissional da MPB (1973 – 1982)
Resumo
Este artigo objetiva realizar uma análise acerca dos produtos fonográficos promocionais enquanto elementos potencializadores da popularidade do artista envolvido profissionalmente no ambiente musical. Para tanto, busco delimitar essa reflexão a partir do percurso profissional do artista Raimundo Fagner em dois momentos de sua carreira – 1973 e 1982 –, observando a importância desses produtos promocionais para a divulgação de seus trabalhos e as distinções evidenciadas nesses dois momentos, especificamente no que diz respeito ao conteúdo vinculado aos mesmos. Tendo em vista a reflexão que o presente texto busca levar a efeito, opto pela utilização dos aparatos teóricos-metodológicos da História Cultural, principalmente no que se refere ao uso plural de fontes históricas como recursos para a reconstrução do passado.
Palavras-Chave: Fontes Históricas; Indústria Fonográfica; Discos Promocionais; Raimundo Fagner.