“Colorindo o passado com um valor que nos é caro”
memórias que educam, histórias que se entrelaçam
Résumé
Este estudo versa sobre a cultura escolar no Colégio Alfredo Dantas, tomando como objetivo trabalhar com a Cultura Escolar desenvolvida na instituição já mencionada no período de 1968- 1987, o qual se situa no campo da História Cultural em diálogo com a História da Educação a partir das práticas de memória, dialogando com as perspectivas de Dominique Julia (2001), Verena Alberti (2004) e Foucault (2014). Adotamos como metodologia a coleta de narrativas de memória de ex-alunos e ex-professor, em que estes sujeitos educativos representam a escola em suas lembranças a partir das festividades, dos desfiles cívicos, do fardamento e apontam para sensibilidades educativas, cujos atos de memória permite alcançar. Esta pesquisa, acaba nos fazendo perceber que o Colégio Alfredo Dantas, é também espaço de sensibilidade, em que as emoções se afloram e as subjetividades podem ser lidas por meio das memórias.