Avaliação no ensino de história

uma experiência no Colégio de Aplicação/UFSC

  • Diego Lunardelli
  • Marco Antônio Marcon Pinheiro Machado

Résumé

O artigo apresenta uma análise sobre as possibilidades de entender a avaliação como parte central do processo de ensino/aprendizagem em História. Essa reflexão surge como produto da atividade de regência de classe pertinente à disciplina de Estágio Supervisionado em História II, na Universidade Federal de Santa Catarina. Portanto, há nesta discussão elementos empíricos (resultados das avaliações formativas, avaliação somativa e autoavaliação da turma), que, em diálogo com referenciais teóricos, permitiram-nos tecer considerações que apontam para resultados propositivos quanto ao uso sistemático de avaliações, por meio de atividades com fontes históricas. Dessa maneira, esse trabalho estabelece uma comparação entre avaliações objetivas e formativas, demonstrando que a utilização de avaliações formativas com fontes históricas pode contribuir para um melhor processo de ensino/aprendizagem.

 

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Publiée
2022-09-15
Rubrique
Dossiê Educação