As diferentes narrativas sobre a escravidão em livros didáticos de história dos séculos XX e XXI

  • Patrícia Duarte Pinto
  • Mozart Matheus de Andrade Carvalho

Resumen

O objetivo deste trabalho é analisar e comparar narrativas presentes em livros didáticos produzidos no início dos séculos XX e XXI com a finalidade de compreender como o negro, a escravidão e o movimento abolicionista no Brasil, foram abordados ao longo do tempo, nessas fontes. Nota-se que houve uma profunda alteração na abordagem dos conteúdos relacionados a essa temática, ocorridas, entre outros motivos, pela implantação de políticas públicas, como o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), e a lei nº 10.639/03, que tornou obrigatório o estudo da História e da Cultura Afro-Brasileira nas instituições de ensino fundamental e médio de todo o país, juntamente com as mudanças  da historiografia brasileira ocorrida a partir dos anos 1980, nomeadamente das pesquisas acadêmicas sobre a escravidão.

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Publicado
2022-09-12
Cómo citar
Duarte Pinto, P., & Matheus de Andrade Carvalho, M. (2022). As diferentes narrativas sobre a escravidão em livros didáticos de história dos séculos XX e XXI. Revista Discente Ofícios De Clio, 3(4), 97. Recuperado a partir de https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/clio/article/view/1840
Sección
Dossiê Educação