DESIGN E ARTESANATO

AUXÍLIO PARA O PRÉ DESENVOLVIMENTO DE UMA IDENTIDADE VISUAL

  • Luiza Pinto Azevedo
  • Patrícia Lopes Damasceno

Resumen

Este artigo é um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso que tem como objetivo auxiliar o designer na etapa de pré desenvolvimento de uma identidade visual para um artesão, tendo por base a metodologia de Design Participativo (BATISTA, 2011). Para alcançar esse objetivo, foi explicitada a relação entre design e artesanato e esclarecido o conceito de identidade visual para um artesão, a partir de de Borges (2011), Sebrae (2014) e Batista (2011). Por fim, apresenta-se uma análise de marcas desenvolvidas para artesãos, na qual se utilizou da técnica de benchmarking (CARLINI, 2004) aliada aos princípios do design. Como resultados foi possível observar que o artesanato é parte indispensável da cultura de um povo, representa suas práticas e costumes, além de influenciar diretamente na economia de um determinado lugar. Também foi possível perceber que  identidades visuais desenvolvidas especialmente para artesãos através da metodologia de Design Participativo preza pela participação deste em todas as etapas do processo do desenvolvimento de uma marca.

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Citas

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WHEELER, Alina. Design de identidade da marca. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2008
Publicado
2021-10-26
Sección
Teorias do Design: história, filosofia e crítica