UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE GERAÇÕES X, Y E Z EM RELAÇÃO AS NOVAS TECNOLOGIAS E COM O E-COMMERCE
Résumé
O estudo tem como objetivo comparar as gerações X, Y e Z em relação a: satisfação nas compras no e-commerce, qualidade das lojas virtuais, importância das tecnologias digitais e o seu comportamento multitarefa em ambientes on-line. Para tal, desenvolveu-se uma revisão teórica sobre todos os assuntos elencados e foram então desenvolvidas duas etapas de coleta de dados, sendo a primeira uma pesquisa exploratória qualitativa e a segunda uma pesquisa descritiva quantitativa. Na primeira etapa, foram realizadas entrevistas em profundidade e analisadas através da técnica de análise de conteúdo. Na segunda etapa, aplicou-se uma survey on-line, alcançando uma amostra de 251 respondentes válidos. Dentre os principais resultados obtidos, foi identificando diferenças em relação à satisfação, na percepção de qualidade no e-commerce e no envolvimento em relação as tecnologias digitais abrangendo as três gerações. Somente no comportamento multitarefas não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre gerações.