A INFLUÊNCIA DO CAPITAL HUMANO NA QUALIDADE DE SERVIÇOS

UM ESTUDO EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS NO SEGMENTO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS PARANAENSES

  • Ronaldo Perez Vieira
  • Marcio Nakayama Miura
  • Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior
Palavras-chave: Ativo intangível, Capital intelectual, Capital humano, Comportamento do consumidor, Qualidade de serviços

Resumo

Este estudo investigou a influência do capital humano na qualidade de serviços no setor bancário de atendimento às micro e pequenas empresas paranaenses. A pesquisa foi realizada com os funcionários de instituições financeiras que atendem micro e pequenas empresas de diversos setores econômicos no estado do Paraná. Foi utilizada a replicação do instrumento de coleta do questionário aplicado no país Europeu de Andorra, dos autores Mariño-Mesías, Rodríguez-Antón & Rubio-Andrada (2015). A avaliação quantitativa utilizada na estatística descritiva foi realizada por meio da utilização do software IBM SPSS Statistics versão 22 e para o Modelo de Equações Estruturais foi utilizado o Software SmartPLS 3. Os resultados apresentados demonstraram alto nível de significância e forte relação quanto ao grau de influência do capital humano na qualidade de serviços.

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Publicado
2022-08-31
Seção
ARTIGOS