Simulação clínica como ferramenta para o ensino de graduandos de enfermagem: uma revisão integrativa

Palavras-chave: Enfermagem, Treinamento por simulação, Ensino, Educação em enfermagem

Resumo

Objetivo: identificar na literatura publicações relacionadas à experiência da simulação clínica como ferramenta de ensino para graduandos em Enfermagem. Método: revisão integrativa da literatura, realizada no Portal da Biblioteca Virtual de Saúde através dos Descritores:Enfermagem”, “Treinamento por simulação” e “Ensino”, com recorte temporal de artigos publicados entre os anos de 2015 e 2020. Resultados: obteve-se 424 artigos, que foram selecionados de forma independente e cega por três pesquisadoras. Após seleção conforme critérios de inclusão e exclusão, obteve-se como amostra final 13 artigos, destes, foi analisado o conteúdo discursivo e, assim, foram levantadas duas categorias temáticas: Elementos essenciais para um bom desenvolvimento da simulação e; Evolução teórico-prática dos estudantes após realização da simulação. Conclusão: as publicações evidenciaram que vivenciar uma experiência que simula um contexto real possibilita transformar os estudantes no centro do processo de ensino, além de auxiliar na aproximação destes ao ambiente profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

1 Nascimento MS; Magro MCS. Simulação realística: método de melhoria de conhecimento e autoconfiança de estudantes de enfermagem na administração de medicamentos. REME rev. min. enferm. 2018;22:e-1094. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-905267
2 Rohrs RMS, Santos CF, Barbosa RS, Schulz RS, Carvalho MB. Impact of the realistic simulation methodology in nursing undergraduate course. Rev. enferm. UFPE on line. 2017;11(suppl12):5269-74. DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i12a23005p5269-5274-2017
3 Oliveira SN de, Massaroli A, Martini JG, Rodrigues J. From theory to practice, operating the clinical simulation in Nursing teaching. Rev. bras. enferm. 2018;71(suppl4):1791–8. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0180
4 Martins JCA, Mazzo A, Baptista RCN, Coutinho VRD, Godoy S, Mendes IAC et al. The simulated clinical experience in nursing education: a historical review. enferm. Acta Paul. Enferm. (Online). 2012;25(4):619-25. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-21002012000400022
5 Crossetti, MGO. Revisão integrativa de pesquisa na enfermagem o rigor científico que lhe é exigido. Rev. gaúch. enferm. 2012;33(2):8-9. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/94920/000857666.pdf?sequence=1&isAllowed=y
6 Souza MT de, Silva MD da, Carvalho R de. Integrative review: what is it? How to do it? Einstein (São Paulo). 2010;8(1):102–6. DOI: https://doi.org/10.1590/S1679-45082010RW1134
7 Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Diretrizes metodológicas: elaboração de revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados. Brasília: Ministério da Saúde; 2012. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_metodologicas_elaboracao_sistematica.pdf
8 Costa RRO, Medeiros SM, Martins JCA, Coutinho VRD, Araújo MS. Effectiveness of simulation in teaching immunization in nursing: a randomized clinical trial. Rev. latinoam. enferm. (Online). 2020;28:e3305. DOI: https://doi.org/10.1590/1518-8345.3147.3305
9 Reis RK, Santos Melo E, Braz Costa CR. Simulación de la capacitación en emergencias para estudiantes de enfermería. Revista Cuidarte (En liÌünea) 2020;11(2):e853. DOI: https://doi.org/10.15649/cuidarte.853
10 Landeen J., Pierazzo J., Akhtar-Danesh N., Baxter P., van Eijk S., Evers C. Exploring Student and Faculty Perceptions of Clinical Simulation: A Q-Sort Study. J. nurs. educ. 2015; 54(9): 485-91. DOI: https://doi.org/10.3928/01484834-20150814-02
11 Granero-Molina J, Fernández-Sola C, López-Domene E, Hernández-Padilla JM, Preto LSR, Castro-Sánchez AM. Effects of web-based electrocardiography simulation on strategies and learning styles. Rev. Esc. Enferm. USP. 2015;49(4):645-51. DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000400016
12 Fonseca LMM, Aredes NDA, Fernandes AM, Batalha LM da C, Apóstolo JMA, Martins JCA, et al. Computer and laboratory simulation in the teaching of neonatal nursing: innovation and impact on learning. Rev. latinoam. enferm. (Online). 2016;24(1):1-9. DOI: https://doi.org/10.1590/1518-8345.1005.2808
13 Uysal N. Improvement of nursing students’ learning outcomes through scenario-based skills training. Rev. latinoam. enferm. (Online). 2016;24(1):1-9. DOI: https://doi.org/10.1590/1518-8345.1310.2790
14 Alves NP, Gomes TG, Coelho M, Gubert FA, Alzete M, Beserra EV, et al. Realistic simulation and its attributes for nurse training. Rev. enferm. UFPE on line. 2019; 13(5):1420–8. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1024530
15 Silva RP, Santos VS, Moraes JS, Cavalcante R, Neuma R, Freitas JG. Applicability of realistic simulation in nursing graduation: experience in incidents involving multiple victims. Rev. baiana enferm. 2020;34(1):1-11. DOI: https://doi.org/10.18471/rbe.v34.34648
16 Wang R, Shi N, Bai J, Zheng Y, Zhao Y. Implementation and evaluation of an interprofessional simulation-based education program for undergraduate nursing students in operating room nursing education: a randomized controlled trial. BMC med. educ. 2015;15(115):1-7. DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-015-0400-8
17 Teixeira CR de S, Pereira MCA, Kusumota L, Gaioso VP, Mello CL de, Carvalho EC de. Evaluation of nursing students about learning with clinical simulation. Rev. bras. enferm. 2015;68(2):284-91. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167.2015680218i
18 Boostel R, Felix JVC, Bortolato-Major C, Pedrolo E, Vayego SA, Mantovani M de F. Stress of nursing students in clinical simulation: a randomized clinical trial. Rev. bras. enferm 2018;71(3):967–74. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0187
19 Bortolato-Major C, Mantovani MF, Felix JVC, Boostel R, Silva ÂTM, Caravaca-Morera JA. Debriefing evaluation in nursing clinical simulation: a cross-sectional study. Rev. bras. Enferm. 2019;72(3):788-94. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0103
20 Alamrani MH, Alammar KA, Alqahtani SS, Salem OA. Comparing the Effects of Simulation-Based and Traditional Teaching Methods on the Critical Thinking Abilities and Self-Confidence of Nursing Students. J Nurs Res. 2018;26(3):152-7. DOI: https://doi.org/10.1097/jnr.0000000000000231
Publicado
2022-12-31
Como Citar
Allana Matos Silva, A. M., Silva, C. dos S., Santos, T. S., & Góes , R. P. (2022). Simulação clínica como ferramenta para o ensino de graduandos de enfermagem: uma revisão integrativa. Journal of Nursing and Health, 12(3), e2212321377. https://doi.org/10.15210/jonah.v12i3.4663
Seção
Artigos de Revisão / Review Articles