FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DOSAS EGRESSOSAS DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFMT

  • Silvana Maria Bitencourt

Resumen

O presente estudo busca analisar a formação em Ciências Sociais, considerando os significados dessa formação, construídos a
partir das experiências narradas por algumas pessoas egressas do curso. Para isso, realizou-se um levantamento com
egressos/as das turmas de 2009 a 2015 de Ciências Sociais da UFMT, realizando 12 entrevistas semiestruturadas em caráter
de profundidade; também se coletaram alguns depoimentos de professores/as e da secretária do curso. Conforme os
resultados, constata-se que os significados construídos pelos egressos em relação à escolha pela graduação em Ciências Sociais
são variáveis e envolvem questões vinculadas à geração e à classe social, assim como questões de cunho acadêmico e político.
Conclui-se que analisar diferentes trajetórias estudantis é relevante na medida em que podemos dialogar com os diferentes
elementos que moldam a formação dos cientistas sociais, considerando os diversos cursos de ciências sociais existentes hoje no
Brasil. No entanto, apesar dos diversos motivos apresentados, estamos ainda longe de compreender o fenômeno estudado, pois
a formação deve ser analisada a partir da relação entre a grade curricular proposta e as condições do estudante que ingressa
no curso.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Citas

BITENCOURT, Silvana Maria. A maternidade para um cuidado de si:
desafios para a construção da equidade de gênero. Estudos de Sociologia,
v. 24, n. 47, p. 261-281, 2019.
BITENCOURT, Silvana Maria. Existe o outro lado do rio? um debate sobre
educação, gênero e engenharia. Curitiba: Appris, 2016.
BITENCOURT, Silvana Maria; RODRIGUES, Francisco Xavier Freire. Eu
quero ser professor de Sociologia: as influências da sociologia no ensino
médio em Cuiabá (MT). Revista Ciências Sociais Unisinos, n. 51. P. 301-
308, 2015.
BÔAS, G. (orgs.). Ciências Sociais: ensino e pesquisa na graduação. Rio de
Janeiro: J.C. Editora, 1995.
BOURDIEU, Pierre. A profissão de sociólogo: preliminares epistemológicos.
Petrópolis: Vozes, 1999.
BOURDIEU, Pierre. The specificity of the scientific field an social conditions
of the progress of reason. Social Science Information, v. 14, n. 6, p. 19-47,
1975.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean Claude. A reprodução: elementos
para uma teoria do sistema de ensino. Lisboa, 1970.
BRAGA, Eugênio Carlos Ferreira. Novos elementos para uma sociologia dos
cientistas sociais. A situação ocupacional dos egressos. Revista Brasileira
de Ciências Sociais, v. 26, n. 76, p. 103-222, 2011.
BURAWOY, Michael. For public sociology. American Sociological Review,
v. 70, n. 1, p. 4-28. 2005.
CARNEIRO, Sueli. Estado Laico, feminismo e ensino religioso em escolas
públicas. In: CARNEIRO, S. Escritos de uma vida. São Paulo: Editora
Jandaira, 2020. p.239-264.
COMISSÃO ESPECIAL DE ESTUDOS SOBRE A EVASÃO NAS
UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Diplomação, retenção e
evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior
públicas. Brasília: ANDIFES/ABRUEM/SESU/MEC, 1996.
GONÇALVES, Danyelle Nilin. A licenciatura fez sentido: a experiência do
Pibid para egressos de Iniciação à docência. In: GONÇALVES, Danyelle N.;
MOCELIN, Daniel Gustavo; MEIRELLES, Mauro (org.), Rumos da Sociologia
no ensino médio. Porto Alegre: CirKula, 2016.
hooks, b. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. São Paulo:
Elefante, 2021.
MELUCCI, Alberto. Cuerpos extraños. Ciudad Autónoma de Buenos Aires:
Estudios Sociológicos Editora, 2016.
Publicado
2023-01-17