A APROPRIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NO ESPAÇO EMPRESARIAL BRASILEIRO

DISPUTAS, HETERODOXIAS E SENTIDOS

  • Bruno Costa Barreiros

Resumen

O artigo trata das disputas em torno da doxa do campo econômico a partir de uma análise sobre os processos de apropriação e de ressignificação da ideia de “desenvolvimento sustentável” por agentes empresariais no Brasil. Ancorando-se tanto na sociologia de Pierre Bourdieu como nos aportes de Peter Berger e Thomas Luckmann, este texto aborda dois ângulos analíticos: 1) a história do fenômeno e das formas de apropriação da “sustentabilidade” no espaço empresarial brasileiro, a partir de uma pesquisa documental; 2) a construção de sentidos e de prescrições relativas à “sustentabilidade empresarial” operada pelos seus enunciadores mais legítimos, derivada da análise dos discursos destes notáveis e de uma prosopografia. Paradoxalmente, o movimento dos adeptos da “sustentabilidade” representa um afrontamento à doxa do campo econômico ao mesmo tempo em que confere uma nova musculatura às empresas em suas batalhas por legitimidade. Alguns dos alicerces principais da doxa do campo econômico – racionalidade econômica, business as usual e liberalismo econômico – são estremecidos pelos heterodoxos “sustentáveis”. Por outro lado, os novos modos de pensar e de agir destes heterodoxos fornecem, principalmente às grandes empresas, os caminhos para se esquivarem de ataques dos críticos mais fervorosos do capitalismo.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2022-11-28
Sección
DOSSIÊ: SOCIOLOGIA DAS ORTODOXIAS E HETERODOXIAS NA ECONOMIA BRASILEIRA