A INFLUÊNCIA DE FATORES SOCIAIS NA LINGUAGEM DE ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE

  • Rodrigo Mazer Etto Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Valeska Gracioso Carlos Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumen

Este trabalho investigou a linguagem utilizada por adolescentes internos do Centro de Socioeducação de Ponta Grossa e teve por objetivos verificar a influência dos fatores sociais ‘nível de escolaridade’, ‘convívio’ e ‘tempo de internação’ do falante no uso exclusivo de uma variedade linguística caracterizada pela presença de palavras com sentido figurado, e identificar a possível dicionarização dos termos coletados, comparando o significado contido no dicionário com o sentido dado aos termos pelos entrevistados. Esta pesquisa realizou-se através da aplicação de entrevistas semiestruturadas a oito adolescentes internos do CENSE de Ponta Grossa. A análise dos fatores sociais possibilitou constatar que as duas variáveis que representaram cada um dos três fatores sociais apresentaram alguns termos e expressões, utilizadas exclusivamente, pertencentes ao vocabulário gírio. Dos 260 termos obtidos na etapa de coleta de dados,156 não constam no referido dicionário; 64 constam no dicionário com sentido diverso do utilizado pelos informantes e 40 estão dicionarizados com o mesmo sentido. As investigações entre tal linguagem e fatores extralinguísticos podem contribuir para a compreensão do universo vocabular desses adolescentes e para os estudos sociolinguísticos, no sentido de possibilitar a criação de ferramentas pedagógicas que auxiliem tanto o processo de ensinoaprendizagem escolar dos adolescentes em conflito, quanto a desconstrução do preconceito linguístico, que reforça a marginalização desses adolescentes.

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Biografía del autor/a

Rodrigo Mazer Etto, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Estudos da Linguagem no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da
Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Brasil. 

Valeska Gracioso Carlos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Adjunda da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Brasil. 

Publicado
2022-11-28