A Razão Punitiva:
criminologia gerencial, criminalização seletiva e militarização da segurança pública
Abstract
Inspirada em modelos da Escolha Racional do Crime que renovaram o conceito de Dissuasão Criminal com ferramentas da microeconomia neoclássica, e formuladas como estratégias de segurança pública por consultorias militares, a Criminologia Gerencial advoga o uso de modelos de gestão de riscos para a gestão do policiamento e do controle punitivo dos conflitos e desvios sociais, naturalizando a seletividade policial-penal e a própria ordem social de mercado. Para os países da periferia do mundo capitalista, porém, a criminologia gerencial se traduziu na promoção de uma segurança pública centrada no policiamento militarizado e no encarceramento seletivo, levando à identificação de parte da sua população, quando associada a um conjunto heterogêneo de ameaças à ordem estabelecida, como possíveis inimigos internos do Estado.
Downloads
References
ALVAREZ, Marcos César. A criminologia no Brasil ou como tratar desigualmente os desiguais. Dados, v. 45, p. 677-704, 2002.
ARRUDA, João Rodrigues. O uso político das Forças Armadas: e outras questões militares. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.
BAILEY, Michael et al. A Proposed Framework for Appreciating Megacities: A US Army Perspective. Small Wars Journal, v. 10, n. 4, p. 21, 2014. Disponível: https://smallwarsjournal.com/jrnl/art/a-proposed-framework-for-appreciating-megacities-a-us-army-perspective-0. 01/08/2022.
BECKER, Gary. Crime and punishment: an economic approach. Journal of Political Economy, n. 72, 1968.
BOURDIEU, Pierra. O sentido prático. 2ª ed. Petropolis: Vozes, 2011.
CAMPOS, Marcelo da Silveira. Escolha Racional e Criminalidade; uma avaliação critica do modelo. Revista SJRJ, Rio de Janeiro, n. 22, 2008, p. 93-110.
CARBONELL-LÓPEZ, Joed I. “A Strategy for Defeating the Criminal Insurgency in Central America’s Northern Triangle”, in: United States Air Force (USAF) Journal of Americas, N. 2, 2021. Disponível: https://www.airuniversity.af.edu/Portals/10/JOTA/Journals/Volume%203%20Issue%202/06-Carbonell_eng.pdf. Acesso 01/08/2021.