Sobre a Revista

Foco e Escopo

           A Revista NORUS (Novos Rumos Sociológicos) do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tem, dentre os seus objetivos, a ambição de constituir-se como uma revista de referência no que diz respeito à divulgação de novos conhecimentos sociológicos. Dessa forma, desde a sua criação, a revista apresenta uma propensão internacional, apresentando como conselho editorial pesquisadores vinculados a universidades de diversas partes do Brasil e do exterior.

            A NORUS não aplica taxas de submissão, publicação ou de qualquer outra natureza em seus processos, sendo um veículo científico voltado à comunidade científica brasileira.

            Cada número da revista conta com dossiês temáticos elaborados a partir de propostas apresentadas por pesquisadores de instituições nacionais e internacionais. O periódico possui ainda uma seção dedicada à divulgação de outros temas de interesse da comunidade acadêmica, tanto no que diz respeito à disciplina de Sociologia, como também às demais áreas afins. A NORUS, do mesmo modo, recebe resenhas sobre obras atuais que mostrem a dinâmica do conhecimento sociológico contemporâneo.

            Os números da NORUS têm como objetivo disseminar conhecimentos teóricos, metodológicos, epistemológicos e pesquisas da Sociologia em geral, das suas subdisciplinas, bem como temáticas que permitam o diálogo transdisciplinar da Sociologia com outras áreas da esfera do conhecimento. O periódico pretende ainda afiançar em cada número publicado a sua excelência acadêmica, ajustando-se aos critérios nacionais e internacionais de revistas científicas de qualidade editorial. Nesse sentido, é requisito para sua avaliação que os artigos e resenhas submetidos sejam inéditos e possuam rigorosidade científica e acadêmica.

Processo de Avaliação pelos Pares

A primeira etapa consiste em uma avaliação pelos editores sobre o caráter formal do artigo, isto é, verificamos se o mesmo está de acordo com as normas da revista, bem como se atende as condições para a submissão. O prazo médio para essa etapa é de 2 (dois) meses após a submissão do artigo. Em caso negativo, elaboramos uma carta ao autor(a) explicando os motivos da recusa.

Na segunda etapa a equipe editorial envia os artigos e resenhas para os (as) pareceristas, que geralmente são professores (as) e pesquisadores (as) que atuam na temática do artigo, com um prazo de até 30 dias para retorno dos mesmos com um parecer, que poderá ser: "aceito sem alterações"; "aceito com alterações"; "ressubmissão"; ou "rejeitado".

Caso o artigo não seja rejeitado, reenviamos ao(a) autor (a) do artigo uma ficha padrão de avaliação e o artigo comentado, com o parecer para revisão ou autorizar o "de acordo" para a publicação em um número da Revista. Solicitamos, geralmente, uma resposta dos (as) autores (as) em até 15 dias.

O prazo médio dessa segunda fase, contando os possíveis retornos dos artigos aos autores e a devolução final pelos autores, é de até 4 (quatro) meses.

A nossa política anti-plágio consiste desde buscas de trechos no google ao uso de programas como o Farejador de plágios 10.1 e CopySpider.

Ao final, com base nos pareceres emitidos e nas reformulações realizadas (quando for o caso), o corpo editorial comunica a decisão final mediante carta de aceite.

 

Periodicidade

A Revista Novos Rumos Sociológicos (NORUS) do Programa de Pós-Graduação da UFPEL desde o ano de 2015 está com periodicidade semestral.

 

Política de Acesso Livre

    Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

    Atribuição dos artigos é não comercial (sem derivações 4.0, isto é, Creative Commons) e o acesso é livre e gratuito para download e leitura.