A INFLUÊNCIA DE FATORES SOCIAIS NA LINGUAGEM DE ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE
Resumo
Este trabalho investigou a linguagem utilizada por adolescentes internos do Centro de Socioeducação de Ponta Grossa e teve por objetivos verificar a influência dos fatores sociais ‘nível de escolaridade’, ‘convívio’ e ‘tempo de internação’ do falante no uso exclusivo de uma variedade linguística caracterizada pela presença de palavras com sentido figurado, e identificar a possível dicionarização dos termos coletados, comparando o significado contido no dicionário com o sentido dado aos termos pelos entrevistados. Esta pesquisa realizou-se através da aplicação de entrevistas semiestruturadas a oito adolescentes internos do CENSE de Ponta Grossa. A análise dos fatores sociais possibilitou constatar que as duas variáveis que representaram cada um dos três fatores sociais apresentaram alguns termos e expressões, utilizadas exclusivamente, pertencentes ao vocabulário gírio. Dos 260 termos obtidos na etapa de coleta de dados,156 não constam no referido dicionário; 64 constam no dicionário com sentido diverso do utilizado pelos informantes e 40 estão dicionarizados com o mesmo sentido. As investigações entre tal linguagem e fatores extralinguísticos podem contribuir para a compreensão do universo vocabular desses adolescentes e para os estudos sociolinguísticos, no sentido de possibilitar a criação de ferramentas pedagógicas que auxiliem tanto o processo de ensinoaprendizagem escolar dos adolescentes em conflito, quanto a desconstrução do preconceito linguístico, que reforça a marginalização desses adolescentes.