Discursos do cinema brasileiro
subjetivação política através de representações de conflitos sociais no cinema pós-retomada (2004-2019)
Resumo
Este artigo procura contribuir para a caracterização da cultura política brasileira a partir da perspectiva particular do cinema brasileiro contemporâneo. No âmbito das sociedades
midiatizadas e marcadas pela visualidade, os filmes transmitem discursos que prescrevem certas formas de compreensão e ação das pessoas no mundo, tornando seu estudo
cientificamente relevante. Por essa razão, a presente pesquisa buscou identificar os discursos cinematográficos no cinema brasileiro, concentrando-se nas representações de conflitos sociais e como eles participam do processo mais amplo de subjetivação política, particularmente no período pós-retomada (2004-2019). Para esse fim, foram examinados sete filmes pertencentes ao período por meio da Análise do Discurso, prestando especial atenção aos repertórios interpretativos e representações visuais predominantes neles. A pesquisa permitiu identificar discursos nos quais os atores sociais tomam a forma de indivíduos pragmáticos, que se engajam em lutas diárias por reconhecimento, com mediações ineficazes e em meio a uma sociedade marcadamente atomizada e hostil.