O DEBATE E A COMPREENSÃO DA REALIDADE AGRÁRIA DENTRO DO ESTÁGIO INTERDISCIPLINAR DE VIVÊNCIA EM ASSENTAMENTOS DA ZONA SUL DO RIO GRANDE DO SUL

  • Vanessa Maldaner
  • Natália de Azevedo Pereira
  • Gizele Ingrid Gadotti
  • Raul Dalfolo
  • Maurizio Silveira Quadro
  • Michaela Bárbara Neto
Palavras-chave: comunidades rurais, agricultores, transformações sociais

Resumo

O Estágio Interdisciplinar de Vivência em Assentamentos na Zona Sul do Rio Grande do Sul da Universidade Federal de Pelotas vem com a proposta de trazer à tona a realidade rural para os alunos ingressantes no projeto e que desta forma consigam enxergar os verdadeiros problemas dentro desses assentamentos,exercendo seu conhecimento acadêmico nas necessidades dos agricultores. Os objetivos gerais do estágio consistem em proporcionar a integração dos estudantes em condições distintas, estimular os alunos a promover ações que possibilitem a melhoria de vida das famílias envolvidas e assim in uenciar nas transformações sociais. O presente trabalho foi realizado no Assentamento “Abrindo Fronteiras”, localizado no município de Hulha Negra onde foram realizados levantamentos e a interpretação de dados para obter um diagnóstico socioeconômico e ambiental do assentamento, e validado a campo através de questionamentos. Em síntese, pode-se concluir que o estágio é uma troca, visando a melhorar a vida dos assentados, mas também proporcionar uma formação mais completa aos alunos participantes, formando pro ssionais experientes, quali cados e preocupados com a comunidade rural. 

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Referências

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Publicado
2021-12-01
Como Citar
Maldaner, V., de Azevedo Pereira, N., Gadotti, G. I., Dalfolo, R., Silveira Quadro, M., & Bárbara Neto, M. (2021). O DEBATE E A COMPREENSÃO DA REALIDADE AGRÁRIA DENTRO DO ESTÁGIO INTERDISCIPLINAR DE VIVÊNCIA EM ASSENTAMENTOS DA ZONA SUL DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Brasileira De Engenharia E Sustentabilidade, 4(2), 36-41. Recuperado de https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/rbes/article/view/299
Seção
ARTIGOS