O DEBATE E A COMPREENSÃO DA REALIDADE AGRÁRIA DENTRO DO ESTÁGIO INTERDISCIPLINAR DE VIVÊNCIA EM ASSENTAMENTOS DA ZONA SUL DO RIO GRANDE DO SUL
Resumo
O Estágio Interdisciplinar de Vivência em Assentamentos na Zona Sul do Rio Grande do Sul da Universidade Federal de Pelotas vem com a proposta de trazer à tona a realidade rural para os alunos ingressantes no projeto e que desta forma consigam enxergar os verdadeiros problemas dentro desses assentamentos,exercendo seu conhecimento acadêmico nas necessidades dos agricultores. Os objetivos gerais do estágio consistem em proporcionar a integração dos estudantes em condições distintas, estimular os alunos a promover ações que possibilitem a melhoria de vida das famílias envolvidas e assim in uenciar nas transformações sociais. O presente trabalho foi realizado no Assentamento “Abrindo Fronteiras”, localizado no município de Hulha Negra onde foram realizados levantamentos e a interpretação de dados para obter um diagnóstico socioeconômico e ambiental do assentamento, e validado a campo através de questionamentos. Em síntese, pode-se concluir que o estágio é uma troca, visando a melhorar a vida dos assentados, mas também proporcionar uma formação mais completa aos alunos participantes, formando pro ssionais experientes, quali cados e preocupados com a comunidade rural.
Downloads
Referências
agroecológica no RS. Agroecologia e Desenvolvimento Rural
Sustentável, v. 3, n. 3, p 70-85, 2002.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. “Cidades”.
2016. Disponível em:
INCRA. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
“Assentamentos”. 2016. Disponível em:
LORENZO, C. O consentimento livre e esclarecido e a realidade
do analfabetismo funcional no Brasil: uma abordagem para a
norma e para além da norma. Revista Bioética, v.15, p.268-282,
2007.
MENEZES, Renata de Castro. A dinâmica do Sagrado: rituais,
sociabilidade e santidade num convento no Rio de Janeiro. Rio de
Janeiro: Relume Dumará, NUAP, 2004