Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • ESTAMOS EM PROCESSO DE MUDANÇA DO SISTEMA DE SUBMISSÃO, TEMPORARIAMENTE OS ARTIGOS DEVEM SER SUBMETIDOS POR EMAIL rb.engsus@gmail.com. No título do email inserir sobrenome do Primeiro Autor – Título do trabalho
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

PREZADOS AUTORES,

ESTAMOS EM PROCESSO DE MUDANÇA DO SISTEMA DE SUBMISSÃO, TEMPORARIAMENTE OS ARTIGOS DEVEM SER SUBMETIDOS POR EMAIL

rb.engsus@gmail.com

No título do email inserir sobrenome do Primeiro Autor – Título do trabalho

 

Composição sequencial do artigo

a) Titulo: engloba, com no máximo 15 palavras, o conteúdo e o objetivo do trabalho, incluindo-se os artigos, as preposições e as conjunções, apenas a primeira letra da primeira palavra deve ser maiúscula; entretanto, quando o titulo tiver um subtítulo, ou seja, com dois pontos (:), a primeira letra da primeira palavra do subtítulo (ao lado direito dos dois pontos) deve ser maiúscula; enfim, o titulo não deverá ter as palavras efeito, avaliação, influência nem estudo.

b) Nome(s) do(s) autor(es):

- O arquivo do artigo enviado no ato da submissão não deverá conter o(s) nome(s) do(s) autor(es) nem a identificação de sua(s) instituição(ões), visto que este arquivo será́ disponibilizado para os consultores no sistema; entretanto, o nome(s) do(s) autor(es) será́(ão) informado(s) ao sistema pelo autor correspondente quando da submissão. Antes de o autor correspondente iniciar o processo de submissão todos os autores já́ deverão estar cadastrados no sistema. Torna-se necessário que o autor correspondente inclua seu nome como autor definindo, assim, sua posição em relação aos demais.

- O artigo deverá ter, no máximo, dez autores.

- Em relação ao que consta na primeira versão do artigo submetida à Revista, não serão permitidas alterações posteriores na sequencia nem nos nomes dos autores.

c) Resumo: no máximo com 15 linhas e não ter abreviaturas.

d) Palavras-chave: no mínimo três e no máximo cinco, não constantes no Titulo, separadas por virgula e com todas as letras minúsculas.

e) Titulo em inglês: terá́ a mesma normatização do titulo em Português.

f) Abstract: no máximo com 15 linhas devendo ser tradução fiel do Resumo. A casa decimal dos números deve ser indicada por ponto ao invés de virgula.

g) Key worlds: terá́ a mesma normatização das palavras-chave e deverá ser uma tradução fiel das palavras-chave.

h) Introdução: destacar a relevância da pesquisa, inclusive através de revisão de literatura, em no máximo 1 (uma) pagina. Não devem existir, na Introdução, equações, tabelas, figuras nem texto teórico básico sobre determinado assunto mas, sim, referente a resultados de pesquisa. O ultimo paragrafo deve apresentar o objetivo da pesquisa.

i) Material e Métodos: deve conter informações imprescindíveis que possibilitem a repetição da pesquisa por outros pesquisadores.

j) Resultados e Discussão: os resultados obtidos devem ser discutidos e interpretados à luz da literatura. Não apresentar os mesmos resultados em tabelas e figuras.

k) Conclusões: devem ser numeradas e escritas de forma sucinta, isto é, sem comentários nem explicações adicionais baseando-se apenas nos resultados apresentados. Não devem possuir abreviaturas.

l) Agradecimentos (facultativo).

m) Literatura Citada:

- O artigo submetido deve ter no mínimo 70% de citações de periódicos sendo pelo menos 40% dos últimos oito anos.

- Não serão aceitas citações bibliográficas do tipo apud ou citado por, ou seja, as citações deverão ser apenas das referencias originais.

- Citações de artigos no prelo, comunicação pessoal, folder, apostila, monografia, trabalho de conclusão de curso de graduação, relatório técnico e trabalhos em congressos, não são aceitas na elaboração dos artigos. Os trabalhos em congressos serão aceitos apenas quando inexistirem publicações em periódicos sobre o tema em questão.

- Em determinada contextualização, citação de mais de uma referencia bibliográfica deve, primeiro, atender a ordem cronológica e depois a ordem alfabética dos autores; já́ em citação de mais de uma referencia bibliográfica dos mesmos autores não se deve repetir seu nome; entretanto, os anos de publicação devem ser separados por virgula.

- O artigo deverá ter no mínimo 15 e no máximo 30 referencias bibliográficas. Para a contribuição na modalidade de revisão de literatura não existe limite máximo de referencias bibliográficas.

Para os artigos escritos em Inglês, titulo, resumo e palavras-chave deverão, também, constar em Português, vindo primeiro no idioma principal.

A contribuição na forma de Revisão de Literatura deverá ter a seguinte composição sequencial: titulo, Resumo, Palavras-chave, Titulo em inglês, Abstract, Key words, Introdução, Itens sobre temas da revisão, Conclusões, Literatura Citada.

Edição do texto

a) Word do Microsoft Office 2010: O artigo deverá ser editado apenas nesta versão do Word.

b) Texto: fonte Times New Roman, tamanho 12. Não deverão existir, no texto, palavras em negrito nem em itálico, exceto para o titulo, itens e subitens, que deverão ser em negrito, e os nomes científicos de espécies vegetais e animais, que deverão ser em itálico. Em equações, tabelas e figuras não deverão existir itálico nem negrito. As equações deverão ser escritas no aplicativo MS Equaciona. Evitar parágrafos muito longos devendo, preferencialmente, ter no máximo 60 palavras.

c) Espaçamento: duplo em todo o texto do manuscrito.

d) Paragrafo: 0,5 cm.

e) Pagina: Papel A4, orientação retrato, margens superior e inferior de 2,54 cm e esquerda e direita de 3,00 cm, no máximo de 15 paginas, incluindo tabelas e figuras. As

paginas e as linhas deverão ser numeradas; a numeração das linhas deverá ser continua, isto é, dando continuidade de uma pagina para outra.

f) Todos os itens em letras maiúsculas, em negrito e centralizados, exceto Resumo, Abstract, Palavras-chave e Key worlds, deverão ser alinhados à esquerda e apenas a primeira letra maiúscula. Os subitens deverão ser alinhados à esquerda, em negrito e somente a primeira letra maiúscula.

g) As grandezas devem ser expressas no SI (Sistema Internacional) e a terminologia cientifica deve seguir as convenções internacionais de cada área em questão.

h) Tabelas e Figuras (gráficos, mapas, imagens, fotografias, desenhos):

- As tabelas e figuras devem ser autoexplicativas e apresentar largura de 9 ou 18 cm, com texto em fonte Times New Roman, tamanho 9 e ser inseridas logo abaixo do paragrafo no qual foram citadas a primeira vez. Exemplos de citações no texto: Figura 1; Tabela 1. Tabelas e figuras que possuem praticamente o mesmo titulo deverão ser agrupadas em uma única tabela ou figura criando-se, no entanto, um indicador de diferenciação. A letra indicadora de cada subfigura em uma figura agrupada deve ser maiúscula e com um ponto (exemplo: A.), posicionada ao lado esquerdo superior da figura. As figuras agrupadas devem ser citadas no texto, da seguinte forma: Figura 1A; Figura 1B; Figura 1C. As tabelas e figuras com 18 cm de largura ultrapassarão as margens esquerda e direita de 3 cm, sem qualquer problema. O total de figuras somado ao total de tabelas, não deverá ser superior a 6, ou seja, um artigo que tenha 2 tabelas poderá ter no máximo 4 figuras; no entanto, nesta contagem uma figura que seja o resultado do agrupamento de várias figuras, será considerada uma única figura.

- As tabelas não devem ter tracejado vertical e o mínimo de tracejado horizontal. Nas colunas os valores numéricos deverão ser alinhados pelo último algarismo. Exemplo do título, o qual deve ficar acima da tabela: Tabela 1. Estações do INMET selecionadas (sem ponto no final). Em tabelas que apresentam a comparação de médias, segundo análise estatística, deverá haver um espaço entre o valor numérico (média) e a letra. As unidades deverão estar entre parêntesis.

- As figuras não devem ter bordadura e suas curvas (no caso de gráficos) deverão ter espessura de 0,5 pt, podendo ser coloridas mas possuindo, sempre, marcadores diversos de legenda, visto que legendas baseadas apenas em cores quando xerocadas, desaparecerão. Exemplo do título, o qual deve ficar abaixo da figura: Figura 1. Perda acumulada de solo em função do tempo de aplicação da chuva simulada (sem ponto no final). Para não se tornar redundante as figuras não devem ter dados constantes em tabelas. Se o título e a numeração dos eixos x e/ou y forem iguais em figuras agrupadas, deixar só um título centralizado e a numeração em apenas um eixo. Gráficos, diagramas (curvas em geral) devem vir em imagem vetorial. Quando se tratar de figuras bitmap (mapa de bit), a resolução mínima deve ser de 300 bpi. Os autores deverão primar pela qualidade de resolução das figuras tendo em vista a boa compreensão sobre elas. As unidades nos eixos por vírgula. Não deverão existir figuras possuindo curvas com rinferior a 0,60; nesses casos, apenas colocar no manuscrito a equação e o respectivo das figuras devem estar entre parêntesis mas sem ser separadas do título valor de r.

Exemplos de citações no texto

Um autor:
a)Incluso na sentença: Segundo Zonta (2010) a média é...
b)No final da sentença/parágrafo: (ZONTA, 2010).
Dois autores:
a)Incluso na sentença: Segundo Mielniczuk e Tornquist (2010) a média é...
b)No final da sentença/parágrafo: (MIELNICZUK; TORNQUIST, 2010).
Três autores:
a)Incluso na sentença: Segundo Silva, Chagas e Gomes (2010) a média é...
b)No final da sentença/parágrafo: (SILVA; CHAGAS;GOMES, 2010).
Mais de três autores:
a)Incluso na sentença: Segundo Pezzopane et al. (2010) a média é...
b)No final da sentença/parágrafo: (PEZZOPANE et al., 2010).
Siglas:
a)Incluso na sentença: Segundo EMBRAPA (2010) a média é...
b)No final da sentença/parágrafo: (EMBRAPA, 2010).
Se houver mais fontes de consulta em um único parágrafo, são separadas por ponto e vírgula:
a) (ZONTA, 2010; MIELNICZUK; TORNQUIST, 2010;PEZZOPANE et al., 2010).
Se houver mais de uma data da mesma fonte, são separadas por vírgula:
a) (ZONTA, 2008, 2009, 2010).

Lista da Literatura Citada

As bibliografias citadas no texto deverão ser dispostas na lista em ordem alfabética começando pelo último sobrenome do primeiro autor e, em ordem cronológica crescente e conter os nomes de todos os autores. São apresentados, a seguir, exemplos de formatação:

a) Livros

PAZ, V. P. S.; OLIVEIRA, A.; PERREIRA, F. A.; GHEYI, H. R. Manejo e sustentabilidade da irrigação em regiões áridas e semiáridas. 1.ed. Cruz das Armas: UFRB, 2009. 344p.

b) Capítulo de livros

ANTUNIASSI, U. R.; BAIO, F. H. R. Tecnologia de aplicação de defensivos. In: Vargas, L.; Roman, E. S. Manual de manejo e controle de plantas daninhas. Passo Fundo: Embrapa Trigo, 2009. Cap.5, p.173-212.

c) Revistas

SILVA, V. G. DE F.; ANDRADE, A. P. DE; FERNANDES, P. D.; SILVA, I. DE F. DA; AZEVEDO, C. A. V.; ARAUJO, J. S. Productive characteristics and water use efficiency in cotton plants under different irrigation strategies. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v.14, p.451-457, 2010.

d) Dissertações e teses

PEDRO, Antônio. A locomotiva no ar: rádio na cidade de São Paulo 1924/1934. 1987. 289f. Tese (Doutorado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, São Paulo.

e) Trabalhos apresentados em congressos (Anais, Resumos, Proceedings, Disquetes, CD Roms)

CENTENO, C. R. M.; AZEVEDO, C. A. V.; SANTOS, D. B. dos; LIRA, V. M. de; LIMA, V. L. A. de. Coeficiente de cultivo da mamona BRS energia irrigada com diferentes níveis de água salina. In: Congresso Latino-Americano e do Caribe de Engenharia Agrícola, 9, e Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 39, 2010, Vitória. Anais... Jaboticabal: SBEA, 2010. CD Rom.

No caso de CD Rom o título da publicação continuará sendo Anais, Resumos ou Proceedings mas o número de páginas será substituído pelas palavras CD Rom. Para as revistas disponibilizadas na internet não colocar informação alguma de endereço da página, conforme o exemplo acima (item c).

Outras informações sobre normatização de artigos

a) Não colocar ponto no final das palavras-chave, key words e títulos de tabelas e figuras.

b) Na descrição dos parâmetros e variáveis de uma equação deverá haver um traço separando o símbolo de sua descrição e ponto e vírgula no final de cada descrição havendo ponto, entretanto, na última. A numeração de uma equação deverá estar entre parêntesis e alinhada à direita: exemplo: (1). As equações deverão ser citadas no texto, conforme os seguintes exemplos: Eq. 1; Eqs. 3 e 4.

c) Todas as letras de uma sigla devem ser maiúsculas; já o nome por extenso de uma instituição deve ter maiúscula apenas a primeira letra de cada palavra.

d) A % é a única unidade que deve estar junto ao número (45%). Quando no texto existirem valores numéricos seguidos que possuem a mesma unidade, colocar a unidade somente no último valor. Exemplos: 20 m e 40 m = 20 e 40 m; 56,1%, 82,5% e 90,2% = 56,1, 82,5 e 90,2%.

e) Quando pertinente, deixar os valores numéricos no texto, tabelas e figuras com no máximo duas casas decimais.

f) Os títulos das bibliografias listadas devem ter apenas a primeira letra da primeira palavra maiúscula, com exceção de nomes próprios. O título de eventos deverá ter maiúscula apenas a 1a letra de cada palavra.

Etapas de submissão on-line dos artigos

A submissão dos artigos se dará apenas on-line, em quatro etapas, descritas a seguir:

1a ETAPA DA SUBMISSÃO: VERIFICAÇÃO DAS NORMAS DA REVISTA

Será solicitado, ao autor correspondente, verificar, no ato da submissão do artigo, o atendimento integral das normas da Revista de vez que o artigo submetido será selecionado para avaliação apenas se estiver integralmente dentro das normas da Revista.

2a ETAPA DA SUBMISSÃO: INCLUSÃO DE METADADOS (INDEXAÇÃO)

Nesta etapa deverão ser fornecidas as seguintes informações: área em que se enquadra o artigo; idioma do artigo; nome dos autores; Título; Resumo e Palavras-chave.

Antes da submissão do artigo cada autor deverá cadastrar-se no sistema fornecendo as seguintes informações: nome abreviado, instituição, função, telefone, formação acadêmica, maior titulação, áreas de atuação, informar se tem interesse em avaliar artigos da Revista RBES, endereço completo, dados de acesso ao sistema (login, email e senha). Na submissão de futuros artigos autores já cadastrados não precisarão se cadastrar novamente. Caso seja necessário os autores poderão atualizar seus dados cadastrais no sistema, a qualquer momento.

3a ETAPA DA SUBMISSÃO: TRANSFERÊNCIA DO MANUSCRITO

Nesta etapa será feita a transferência do arquivo do artigo submetido, o qual não deverá ter os nomes dos autores nem seus endereços institucionais e eletrônicos.

4a ETAPA DA SUBMISSÃO: TRANSFERÊNCIA DE DOCUMENTOS SUPLEMENTARES

Encaminhe o que seja relevante aos revisores

Procedimentos para análise de artigos

a) Considerando a demanda e a capacidade de publicação da Revista, apenas parte dos artigos submetidos é selecionada pela Equipe Editorial para análise, com base no critério da relevância relativa; os artigos que não atenderem integralmente às normas da Revista, não serão selecionados. Para os artigos não selecionados não cabe pedido de reconsideração a esta decisão mas poderão ser resubmetidos; Após o recebimento desses arquivos o artigo é protocolado e encaminhado para análise cega (sem identificação dos autores) por parte dos consultores; em seguida, os autores serão informados por email sobre o número de protocolo do artigo e, a partir daí, poderão acompanhar o processo de análise do artigo na página do usuário da RBES, isto é, referente ao autor. Para qualquer informação sobre o andamento do artigo solicitada ao Editor-chefe, os autores deverão fornecer o número de seu protocolo. Qualquer arquivo, seja da submissão e/ou da correção do artigo, deverá ser enviado à Revista exclusivamente através do sistema online, ou seja, não é permitido o envio pelo email.

b) Com o auxílio dos pareceres e sugestões de Consultores Ad hoc sobre a primeira versão do artigo, a Equipe Editorial poderá recusá-lo ou solicitar ao(s) autor(es) uma segunda versão, que será novamente avaliada tanto pelos Consultores Ad hoc como pela Equipe Editorial. Em sua segunda versão o artigo poderá ser recusado, aprovado e/ou devolvido ao(s) autor(es) para uma terceira versão.

c) Os artigos serão avaliados por no mínimo três consultores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e estrangeiras, de comprovada produção científica. Após as devidas correções e possíveis sugestões, o artigo será aceito se tiver dois pareceres favoráveis e rejeitado quando dois pareceres forem desfavoráveis.

d) A princípio, as sugestões dos Consultores Ad hoc e da Equipe Editorial ao texto dos artigos, deverão ser incorporadas pelo(s) autor(es); entretanto, o(s) mesmo(s) tem(êm) o direito de não acatá-las, mediante justificativa expressa, que será analisada pelo(s) Consultor(es) e pela Equipe Editorial.

e) Além do arquivo da nova versão do artigo os autores deverão enviar, via sistema online, arquivo contendo a resposta dos autores aos comentários do consultor e, se for o caso, apresentar justificativa pela não inserção de determinadas sugestões de correção. Deverá ser enviado um arquivo em PDF para cada consultor; nenhum tipo de identificação dos autores deverá existir nesses arquivos.

f) No caso de artigo rejeitado caberá pedido de reconsideração pelo autor- correspondente, no prazo máximo de dez dias corridos a contar da data do recebimento do email comunicando a rejeição do artigo; a Equipe Editorial encaminhará o pedido de reconsideração ao respectivo consultor para análise.

g) No caso de aprovação do artigo serão solicitadas, ao autor correspondente, se necessário, informações complementares; posteriormente, o artigo lhe é enviado na forma de documento PDF, para revisão final, o qual comunicará, à Equipe Editorial, eventuais correções e alterações.

h) Após publicação quaisquer erros encontrados por parte de autores ou leitores, quando comunicados à Equipe Editorial, serão corrigidos através de errata no próximo número da Revista.

Outras Informações

a) Os assuntos, dados e conceitos emitidos nesta Revista, são de exclusiva responsabilidade dos autores. A eventual citação de produtos e marcas comerciais não significa recomendação de utilização por parte da Revista. A reprodução dos artigos publicados é permitida, desde que seja citada a fonte.

b) Os autores terão o prazo máximo de dez dias corridos para devolução dos artigos corrigidos, a partir da data de recebimento do email solicitando as correções; o não cumprimento deste prazo resultará automaticamente no cancelamento do artigo. 

 

 

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