MICRORREVESTIMENTO ASFÁLTICO A FRIO

PROPOSTAS PARA MELHORIA NO PROCESSO DE CONTROLE E EXECUÇÃO

  • Henrique Otto Coelho
  • Rafael Rosa Hallal
  • Raíssa Mariani de Souza
  • Márcio da Fonseca Martins
  • Luciano Pivoto Specht
  • Deividi da Silva Pereira
Palavras-chave: conservação, rodovia, variáveis

Resumo

O microrrevestimento asfáltico a frio, por tratar-se de uma solução economicamente viável e de fácil aplicação, vem sendo utilizado constantemente em obras de manutenção e conservação de rodovias. Porém, como nem sempre os locais e condições de aplicação são ideais, os métodos de controle e execução do microrrevestimento não são suficientes para obter-se o desempenho ideal da mistura. Neste contexto, o presente estudo apresenta um levantamento sobre as variáveis que influenciam na aplicação do microrrevestimento, identificadas a partir da execução do mesmo em um trecho da rodovia BR-293 e de estudos realizados juntamente com empresas ligadas a este tipo de serviço, visando identificar como essas variáveis interferem no desempenho da mistura e assim, propor melhorias no processo de controle e execução. Pelo fato de existirem muitas variáveis que podem interferir diretamente no desempenho do microrrevestimento, pode-se afirmar tranquilamente que ainda há necessidade de realização de muitas outras pesquisas relacionadas com a utilização dessa solução, para que se tenha maior segurança em relação às potencialidades desse tipo de revestimento e para que se possa realizar o controle de sua execução de forma eficaz e eficiente.

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Publicado
2021-11-30
Como Citar
Otto Coelho, H., Rosa Hallal, R., Mariani de Souza, R., da Fonseca Martins, M., Pivoto Specht, L., & da Silva Pereira, D. (2021). MICRORREVESTIMENTO ASFÁLTICO A FRIO: PROPOSTAS PARA MELHORIA NO PROCESSO DE CONTROLE E EXECUÇÃO. Revista Brasileira De Engenharia E Sustentabilidade, 5(2), 1-6. Recuperado de https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/rbes/article/view/281
Seção
ARTIGOS