ADITIVOS QUÍMICOS EM COMPÓSITOS DE MADEIRA-GESSO PRÉ-TRATADOS OU NÃO COM SUSPENSÃO DE HIDRÓXIDO DE CÁLCIO

  • Thaísa Mariana Santiago Rocha
  • Sandro Eduardo da Silveira Mendes
  • Giovana Costa Réus
  • Gilberto Coelho Júnior
  • Carlos Frederico Alice Parchen
  • Leonardo Fagundes Rosemback Miranda
Palavras-chave: Serragem, aglomerante mineral, superplastificante, incorporador de ar, propriedades, cal

Resumo

Os compósitos de gesso-madeira são uma alternativa para minimizar os impactos ambientais provocados pela geração da serragem. Diferentes tipos de aditivos químicos podem ser utilizados a fim de aprimorar as propriedades dos compósitos. O objetivo deste estudo foi verificar a influência de dois aditivos químicos nas propriedades de compósitos produzidos com gesso e serragem de pinus pré-tratados ou não com suspensão de cal. Os compósitos foram produzidos com relação água/gesso de 0,70, relação gesso/madeira de 1:0,75, pré-tratados com suspensão de cal numa proporção cal/água de 1:6, e contendo aditivo superplastificante e incorporador de ar. Foi determinada a densidade de massa fresca e produzidos corpos de prova para, aos 28 dias, determinar a densidade de massa endurecida, a resistência à tração na flexão e à compressão. Os resultados indicaram que os compósitos produzidos são 33% mais leves quando comparados ao drywall e apresentaram resultados de resistência à tração na flexão entre 0,1 e 2,0 MPa e à compressão entre 0,5 e 5,0 MPa. Conclui-se que para os compósitos produzidos sem pré-tratamento houve acréscimo da resistência à tração na flexão e à compressão superior a 66% e a 100% com relação aos valores mínimos exigidos por normas internacionais.

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Publicado
2021-11-23
Como Citar
Santiago Rocha, T. M., da Silveira Mendes, S. E., Costa Réus, G., Coelho Júnior, G., Alice Parchen, C. F., & Fagundes Rosemback Miranda, L. (2021). ADITIVOS QUÍMICOS EM COMPÓSITOS DE MADEIRA-GESSO PRÉ-TRATADOS OU NÃO COM SUSPENSÃO DE HIDRÓXIDO DE CÁLCIO. Revista Brasileira De Engenharia E Sustentabilidade, 8(1), 8-17. Recuperado de https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/rbes/article/view/234
Seção
ENGENHARIA CIVIL