Sobre a Revista

PREZADOS AUTORES,

ESTAMOS EM PROCESSO DE MUDANÇA DO SISTEMA DE SUBMISSÃO, TEMPORARIAMENTE OS ARTIGOS DEVEM SER SUBMETIDOS POR EMAIL

rb.engsus@gmail.com

No título do email inserir sobrenome do Primeiro Autor – Título do trabalho

 

 

O Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas edita a Revista Brasileira de Engenharia e Sustentabilidade, periódico de divulgação científica, em formato digital, criada em 2015, com o objetivo de publicar artigos sobre as várias áreas das Engenharias (Ambiental, Sanitária, Agrícola, Civil, Elétrica, Mecânica, Química, Alimentos, entre outras) e relativas à sustentabilidade ambiental. A coordenação desta revista foi a cargo do Prof. Dr. Maurízio Silveira Quadro até 2019, seu idealizador. e editor-chefe Em 2019 Profa. Dra. Gizele I. Gadotti assumiu como Editora-chefe e hoje é dividida com o Prof. Dr. Leandro Sanzi Aquino, ambos da UFPel. A mesma possui uma bolsista com carga horária de 20h para suporto técnico para divulgação científica.
 
Esta revista encontra-se em plena atividade, com o ISSN número 2448-1661 classificada no Qualis. Iniciou com periodicidade semestral.
 
 
Missão: Publicação de trabalhos originais e de contribuição cientifica, nas varias áreas das engenharias (ambiental, sanitária, agrícola, civil, elétrica, mecânica, química, alimentos, entre outras) e sustentabilidade.
 
Objetivo Geral: Difundir o conhecimento científico produzido na área das Engenharias e Sustentabilidade, estimulando o debate acadêmico e auxiliando o desenvolvimento de novas tecnologias. 
 
Objetivos Específicos  
 
Promover o desenvolvimento institucional das áreas das engenharias; 
 
Promover a difusão de conhecimento; 
 
Incentivar a realização de pesquisa e produção de conhecimento entre docentes e discentes; 
 
Oferecer espaço de publicação para os trabalhos de engenharia e sustentabilidade; 
 
Divulgar os trabalhos das áreas das engenharias; 
 
Disponibilizar e manter um banco de artigos técnico-científicos; 
 
A revista é separada em Seções, sendo elas:

TAA - Tecnologias Agrícolas e Agronômicas: Seção para temas relacionados à sustentabilidade e às inovações de produção agrícola.

EM - Engenharia de Materiais: Reune trabalhos com inovação e validação de novos materiais, além de produzir tecnologia para adequação e reutilização de materiais já existentes.

EC-Engenharia Civil: seção voltada aos trabalhos da área de construção civil, abordando novas tecnologias de construção, com foco na redução de impactos ambientais e em técnicas sustentáveis e produção de ambientes com acessibilidade sustentável.

EAS - Engenharia do Ambiente e para Sustentabilidade: seção voltada para estudos de caracterização de ambientes naturais, inovações para a eficiência energética, identificação e validação de técnicas e ferramentas inovadoras para sustentabilidade ambiental, estudos das relações da sociedade com o ambiente.

SUR - Saneamento Urbano e Rural: seção para identificação e validação de técnicas, ferramentas e tratamento de resíduos sólidos e líquidos, gerados no meio urbano ou rural, além daqueles produzidos em meios de produção industrial e agrícola.

EP - Engenharia de Produção: seção voltada aos trabalhos que identifiquem e validem meios de produção com maior eficiência energética, tecnológica e econômica, preocupados com a sustentabilidade ambiental.

MM - Modelagem Matemática: seção voltada à modelagem física e matemática de fenômenos e processos relacionados a questões de ambientais e sustentabilidade, tais como dispersão de poluentes líquidos e gasosos, energias renováveis e redução de impactos ambientais.