O RESTAURO DO MODERNO: APLICABILIDADE DA TEORIA DE CESARE BRANDI NA RESTAURAÇÃO DO PATRIMÔNIO DO SÉCULO XX

  • Magda Rosí Brodbeck
  • Fabio Bortoli
  • Marlon Uliana Calza
Palavras-chave: Restauro Arquitetônico, Arquitetura Moderna, Cesare Brandi

Resumo

O presente artigo é resultado da dissertação de Mestrado que aborda a Teoria da Restauração de Cesare Brandi (1963) e sua aplicação no restauro de obras da Arquitetura Moderna. O objetivo é apresentar o conteúdo da pesquisa referente à comparação do padrão teórico de Brandi com um objeto de estudo de caso, através da formulação de um instrumento de análise de intervenções de restauro. Além disso, a pesquisa aventa identificar possíveis dificuldades que a Arquitetura Moderna apresentaria à aplicação da teoria brandiana no restauro destas edificações. A aplicabilidade dos princípios é testada através da análise do estudo de caso, o Palácio da Justiça de Porto Alegre, projeto de Luis Fernando Corona e Carlos Maximiliano Fayet, de 1952. A edificação foi construída entre 1953 e 1968 e é considerada uma das mais importantes obras da Arquitetura Moderna Brasileira realizadas no estado, com forte influência da escola moderna carioca. A restauração do edifício aconteceu cinquenta anos após a concepção do projeto e contou com a participação do coautor remanescente, Carlos Maximiliano Fayet que, além de recuperar o prédio, o completou de acordo com projeto original. A pesquisa reafirma a validade da teoria de Cesare Brandi no campo do patrimônio e contribui para o debate sobre a restauração da Arquitetura Moderna, através da reflexão sobre a adequação dos princípios teóricos de restauro na tarefa de intervir neste patrimônio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVAREZ, C. Palácio da Justiça de Porto Alegre: construção e recuperação da arquitetura moderna em Porto Alegre 1952 -2005. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) – Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2008. ALVAREZ, C.; FABRÍCIO, L.; PEREIRA, C. C. (Org). UM PALÁCIO PARA A JUSTIÇA - AS SEDES DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul. Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura (PROPAR) UFRGS. Porto Alegre, 2012.
ALVAREZ, C.; MELLO, B.; ROSINHA, R. B. O Projeto de recuperação, restauração e readequação do Palácio da Justiça de Porto Alegre e o papel social do arquiteto. In PELLEGRINI, Ana Carolina e VASCONCELLOS, Juliano Caldas de (orgs.). Bloco (4): o arquiteto e a sociedade. Novo Hamburgo: Feevale,2008. BENEVOLO, L. História da arquitetura moderna. 5.ed. São Paulo: Perspectiva, 2016. BRANDI, C. Teoria da restauração. Cotia: Ateliê editorial, 2004. _______. Teoria del restauro. Torino: Giulio Einaudi Editore. 1977. CARBONARA, G. Brandi e a restauração arquitetônica hoje, Desígnio, n. 6, p. 35-47. 2006. _______. Il restauro del nuovo: problemi generali e il caso del Weissenhof. In: Avviccinamento al Restauro. Teoria, Storia, Monumenti. Napoli: Liguori, 1997. _______. Prefácio. In: BRANDI, C. Teoria da restauração. Cotia: Ateliê editorial, 2004.
CHOAY, F. Alegoria do Patrimônio. 4ed.São Paulo: Unesp, 2006. CUNHA, C. R.; KODAIRA, T. K. O legado moderno na cidade contemporânea: restauração e uso. 8. º Seminário DOCOMOMO Brasil, 2009. CURTIS, W. JR. Arquitetura moderna desde 1900. Tradução Alexandre Salvaterra – 3 ed. Porto Alegre. Editora: Bookman, 2008. KÜHL, B. M. et al. Preservação da arquitetura moderna e metodologia de restauro. Revista Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, São Paulo, v. 19, p. 198-201, 2006. ______. Os Restauradores e o pensamento de Camilo Boito sobre a Restauração. BOITO, Camilo. Os Restauradores. São Paulo: Artes & Ofícios/Ateliê Editorial, 2008. ______. Viollet-le-Duc e o verbete restauração. VIOLLET-LEDUC, Eugène-Emmanuel. Restauração. São Paulo: Artes & Ofícios/Ateliê Editorial, 2006.
LIRA, F.; RIBEIRO, C. Aula 01: Teoria da Restauração 01. Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada – CECI, 2016. LUCCAS, L. H. H. Arquitetura moderna brasileira em Porto Alegre: sob o mito do" gênio artístico nacional". Tese (doutorado) - Faculdade de Arquitetura. Programa de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, 2004.
MARCHETTO, K. F. Habitar o Patrimônio Moderno. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Arquitetura, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, BR-RS, 2017. MENDES, B.G. A fenomenologia de Cesare Brandi: temporalidade e historicidade no restauro. Congresso Interncional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. Niterói, 2012. OKSMAN, S. Contradições na preservação da arquitetura moderna. 2017. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
OLIVEIRA, G. P. C. Restauro de duas casas modernistas como subsídio para um Método / Giceli Portela Cunico de Oliviera. – Tese (Doutorado - Área de Concentração: Projeto de Arquitetura) - FAUUSP. São Paulo, 2014. PEREIRA, C. C.; SZEKUTª, A. R. O primeiro palácio moderno de Porto Alegre: documentação, interpretação e lições de arquitetura. 9º seminário docomomo. Brasil. Brasília.jun. 2011. Disponível em: . Acesso em: mar. 2021. SALVO, S. A restauração do arranha-céu Pirelli: a resposta italiana a uma questão internacional. Pós. Revista de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU-USP, n. 19, p. 201-210, 2006.
SZEKUT, A. R. Vertentes da Modernidade no Rio Grande do Sul: A obra do arquiteto Luís Fernando Corona. Dissertação de Mestrado em Arquitetura – Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura (PROPAR) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2008.
VIOLLET-LE-DUC, E. E. Restauração. Tradução: Beatriz Mugayar Kühl. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2006.
Publicado
2023-02-08