O(S) PROJETO(S) HEGEMÔNICO(S), O CONFLITO E A CENA POLÍTICA NO CAIS DO PORTO DE PORTO ALEGRE: PARA PENSAR UMA OUTRA PRÁXIS

  • Eduardo Paiva Ribeiro
  • Paulo Edison Belo Reyes
Palavras-chave: Porto Alegre; Planejamento neoliberal; Projeto urbano; Conflito; Contra hegemônico

Resumo

O Cais do Porto de Porto Alegre tem sido alvo de propostas e de especulação. O momento recente tem sido de proposição de grandes transformações do lugar, como requer o ciclo capitalista e o planejamento neoliberal. Contudo, entende-se que o projeto imposto, que chega pronto para apreciação popular, não dá conta da complexidade do território. Embora a forma de atuação hegemônica busque sufocar a política, emergem reações locais contrárias, como vê-se na cena-assembleia, em 2015, onde manifestantes expuseram o seu descontentamento com o projeto, revelando caráter político do acontecimento. O presente texto propõe problematizar os recentes projetos para o Cais do Porto de Porto Alegre, pois entende-se que o local está envolto em um ciclo repetitivo de propostas de caráter similar, que expressam um modo de pensar hegemônico, uniformizante, de reprodução de (pedaços de) cidades. Após a contextualização do problema, sugere-se que se pense uma práxis atravessada pela explicitação do conflito e pela suspensão do projeto, desviando de soluções pré-concebidas. Para tanto, é importante que se reconheça os agentes em disputa, as particularidades e as partes que cabem a cada um dentro de uma esfera comum. Este artigo organiza-se conforme a seguinte linha de raciocínio: breve reconstrução histórica do Cais e dos seus projetos; reconhecimento do conflito gerado pelo projeto sem diálogo; proposição de um atravessamento teórico pelos conceitos cena, dano, política e polícia; e sugestão de abordagem para uma práxis contra hegemônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, A. A construção do porto de Porto Alegre 1895-1930: modernidade urbanística como suporte de um projeto de estado. Dissertação (Mestrado em Planejamento urbano e Regional) - Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, p.179. 2005.
DARDOT, P; LAVAL, C. A. Nova Razão do Mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Editora Boitempo, 2016.
FOGLIATTO, D. Em audiência lotado no União, movimentos criticam projeto de revitalização do Cais Mauá. SUL21, Porto Alegre, 19 de setembro de 2015. Disponível em: . Acessado em 04 set., 2022.
GOMES, L. Comerciantes do Centro defendem revitalização do Cais Mauá, mas questionam modelo escolhido. SUL21, Porto Alegre, 27 de setembro de 2015. Disponível em: https://sul21.com.br/cidades/2015/09/comerciantes-do-centro-defendem-revitalizacao-do-cais-maua-mas-questionam-modelo-escolhido/. Acessado em 04 set., 2022.
HARVEY, D. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume Editora, 2006.
______. Do gerencialismo ao empresariamento: a transformação da administração urbana no capitalismo tardio. Espaço e Debates, ano XVI, n.39, 1996 p.48-64.
OLIVEIRA, F. L.; NOVAIS, P. Grandes Projetos Urbanos: panorama da experiência brasileira. In: CUENYA, B.; NOVAIS, P.; VAINER, C. (orgs.). Grandes Projetos Urbanos: olhares críticos sobre a experiência argentina e brasileira. Buenos Aires: Café de las Ciudades, 2013, p. 167-189.
RANCIÈRE, J. Nas margens do político. Lisboa: KKYM, 2014.
______. A partilha do sensível. São Paulo: Editora 34, 2018.
REYES, P. Projeto [não] projeto: quando a política rasga a técnica. Porto Alegre: Sulina, 2022.
______. Projeto por cenários: território em foco. Porto Alegre: Sulina, 2015.
______. Projeto entre desígnio e desvio. In: Anais do I Colóquio Internacional Arquitetura, Derrida e Aproximações. Pelotas: UFPel, dez. 2015b.
RIBEIRO. E. P. O cais do porto em disputa: o projeto, as narrativas e os cenários possíveis. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) - Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, p.127, 2021.
ROLNIK, R. Paisagens para a renda, paisagens para a vida. Revista Indisciplinar, Belo Horizonte, v. 5, n. 1, p. 18-45, jul-out 2019. SILVEIRA, N. Histórias e fotos da maior enchente de Porto Alegre. SUL21, Porto Alegre, 18 de novembro de 2015. Disponível em: . Acessado em 04 set., 2022.
SOUZA, C. F.; MÜLLER, D. M. Porto Alegre e sua evolução urbana. Porto Alegre: UFRGS, 2007.
SOUZA, C. F. Plano geral de melhoramentos de Porto Alegre: o plano que orientou a modernização da cidade. Porto Alegre: Armazém Digital, 2010. VAINER, C. Pátria, empresa e mercadoria: Notas sobre a estratégia discursivas do Planejamento Estratégico Urbano. In: ARANTES, O; VAINER, C; MARICATO, E. A cidade do pensamento único: desmanchando consensos. Petrópolis: Editora Vozes, 2013. _______. Os liberais também fazem planejamento urbano? Glosas ao ‘’Plano Estratégico da Cidade do Rio de Janeiro’’. In: ARANTES, O; VAINER, C; MARICATO, E. A cidade do pensamento único: desmanchando consensos. Petrópolis: Editora Vozes, 2013b.
ROLNIK, R. Paisagens para a renda, paisagens para a vida. Revista Indisciplinar, Belo Horizonte, v. 5, n. 1, p. 18-45, jul-out 2019.
Publicado
2023-02-08