Chamada de Trabalhos para a Edição 14 - A ARQUITETURA E O URBANISMO FRENTE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Desde sempre, a Arquitetura, na sua função primária, protegeu o homem das intempéries e dos rigores do clima. Hoje, a ruptura estrutural do projeto de Arquitetura com o contexto climático, no século XX, trouxe consequências graves, não só no âmbito do desempenho energético das edificações, mas também no aquecimento global. Essa situação exige uma resposta rápida e radical na forma de pensar o ambiente construído. Mais do que nunca, os arquitetos devem conceber as estruturas urbanas e as edificações, seus materiais e sistemas construtivos de forma a respeitar o lugar, os recursos existentes e as energias renováveis.
O número 14 da Revista Projectare, apresenta a temática da Arquitetura frente às necessidades e soluções impostas pelo aquecimento global, em diferentes dimensões: cultural, técnica, econômica, compositiva, programática, de maior ou menor escala, num esforço para promover uma conversa articulada e informada sobre alternativas para mitigar os impactos dos nossos hábitos arquitetônicos e de construção.
Convidamos os autores a submeter artigos que comuniquem as suas ideias para estimular o interesse e despertar o debate sobre a nossa responsabilidade, enquanto agentes do mundo construído, de transformar nossos hábitos de consumo e de habitar.
Aceitam-se artigos relacionados aos seguintes tópicos:
- Otimização programática, formal e construtiva
- Eficiência energética nas edificações
- Uso de sistemas passivos
- Aproveitamento de energias renováveis
- Armazenagem e reaproveitamento de água da chuva
- Uso de materiais limpos
- Limitação na produção do lixo
- Reciclagem de materiais e de edificações
- Otimização dos processos construtivos, da manutenção e da demolição da construção
- Educação de padrões de comportamento que reduzam o consumo e os resíduos.
- Estratégias de ocupação em áreas de risco ambiental
- Abrigo emergencial – arquitetura efêmera
- Transporte público
- Mobilidade urbana
O prazo para submissão é de 15 de junho de 2023.