AS EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL

UMA REFLEXÃO SOBRE AS AÇÕES DO GRUPO DE ESTUDOS DO NÚCLEO DE ESTUDOS DE ARQUITETURA BRASILEIRA

  • Aline Montagna Silveira
  • Ana Lúcia Costa de Oliveira
  • Franciele Fraga Pereira
  • Renan Rosso Bicca

Resumen

A dedicação à temática do Patrimônio Cultural é foco das atividades do Núcleo de Estudos de Arquitetura Brasileira (NEAB) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (FAUrb-UFPel) desde 1983. Além da contribuição à comunidade externa, por meio de atividades de pesquisa e extensão, o NEAB vem proporcionando atividades de apoio ao ensino, que complementam a formação de estudantes, profissionais e pesquisadores da área da Arquitetura e Urbanismo. Após algumas experiências preliminares, nos anos de 2014 e 2019, o ano de 2020 começa impondo um novo desafio para a atividade do Grupo de Estudos: como adaptar o seu funcionamento em meio às adversidades impostas pela pandemia de Coronavírus? Nesse momento o grupo se reinventa, se adapta, e passa a vencer as barreiras impostas. As mudanças impulsionadas pelo isolamento social aproximaram e promoveram o crescimento do grupo, tanto em qualidade, quanto em quantidade (pessoas de outras cidades, dentro e fora do Rio Grande do Sul), trazendo reflexos inesperados. Este artigo disserta sobre a capacidade resiliente do Grupo de Estudos em continuar existindo nessa situação, avaliando as potencialidades, limitações e perdas decorrentes desse período de distanciamento social.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2022-01-23
Sección
Artigos