SISTEMA DE AUTOMAÇÃO PARA INFRAESTRUTURAS DE ELEVADORES DE NÍVEL UTILIZADAS EM PERÍMETROS DE IRRIGAÇÃO

  • Gilson Simões Porciúncula
  • Ricardo da Silveira dos Santos Universidade Federal de Pelotas
  • Maik Conceição Dias Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Sistemas Hidráulicos, CLP, Microcontrolador, AUD

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar concepções de sistemas de automação para o acionamento de comportas de elevadoras de nível de um perímetro de irrigação. As elevadoras de nível têm como finalidade controlar o nível de água à montante de um canal, permitindo que haja diferença de nível suficiente para que a água escoe até os canais secundários e para as lavouras adjacentes. Como estudo de caso utilizou-se as estruturas do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro, onde o acionamento destas são feitas de forma manual. A automatização do acionamento das comportas destas estruturas poderá facilitar a operação de manejo da água, aumentando com isso a eficiência do perímetro de irrigação. As concepções propostas foram analisadas a partir do seu sistema de comando considerando um sistema de acionamento hidráulico, além disso, um protótipo físico foi testado em laboratório para testar a viabilidade funcional do sistema. A partir das análises funcionais realizadas no protótipo físico conclui-se que as concepções de projeto são adequadas para diferentes níveis de automação do sistema, e que a automação com sistema por CLP é o mais flexível e adequado para implementar um sistema de controle e automação das comportas de elevadoras de nível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, L. G.H.; RIGHES, A. A. Estruturas automáticas para controle de água nos canais em lavoura de arroz irrigado. Engenharia Agrícola, v. 25, n. 1, p. 272-281, 2005.
CARVALHO, Gustavo Costa. Implementação em laboratório de um sistema de automação de comportas deslizantes de tomada d’água por meio de clp. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, 2016.
DOS SANTOS, Ricardo da Silveira. Sistema de Automação e Acionamento de Infraestruturas de Elevadores de Nível para Perímetros de Irrigação . 2021. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de Controle e Automação) – Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, Centro de Engenharias, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.
ERBISTE, Paulo Cesar F. Comportas hidráulicas. Rio de Janeiro: 1. ed. Campus, 1987.
GARCIA JUNIOR, Ervaldo. Introdução a sistemas de supervisão, controle e aquisição de dados, SCADA. Rio de Janeiro Alta Books 2019 1 recurso online ISBN 9788550807744.
LINSINGEN, I.V. Fundamentos de sistemas hidráulicos. 2. ed. Florianópolis: UFSC, 2003. 399 p.
PORCIÚNCULA, G.S., DAMÉ, R. C.F., TEIXEIRA-GRANDA, C.F.A.. Estudo e Avaliação do Perímetro Público de Irrigação do Arroio Duro, Pelotas-RS, nov. 2019.
PORCIÚNCULA, G.S., STEFANELLO, G.. Proposta de Revitalização do Perímetro Público de Irrigação do Arroio Duro, Pelotas-RS, nov. 2019.
PRUDENTE, Francisco. Automação industrial PLC: teoria e aplicações. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
Publicado
2022-07-12
Seção
Artigos