A ESCALA COMUM DE VALORES EM GRUPOS DE APRENDIZAGEM DE ESPANHOL EM EAD

  • Patrícia Mussi Escobar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense

Resumen

A pesquisa foi construída com base na tese de Vetromille-Castro (2007), que constatou que a colaboração e a autonomia foram os valores que fomentaram a interação do grupo estudado. Vetromille- Castro considerou que havia outros valores, além da colaboração e da autonomia, que eram compartilhados pelos sujeitos covalorizantes (PIAGET, 1973). A partir dessa hipótese desenvolve-se este trabalho. Na pesquisa estudou-se o processo interativo de um grupo de professores em formação de Língua Espanhola como língua estrangeira (E/LE) nos fóruns de um entorno virtual de aprendizagem. Foram analisadas as publicações de de 30 alunos e das duas professoras de um polo em quatro fóruns da disciplina de Língua Espanhola III da licenciatura de Formação de Professores de Espanhol como Língua Estrangeira da Universidade Federal de Pelotas, na modalidade a distância. Os resultados foram obtidos mediante uma análise descritiva, de natureza qualitativa e de interpretação etnográfica virtual. Nas interações foi confirmada a hipótese de que havia outros valores em jogo nos intercâmbios qualitativos entre os indivíduos dos grupos, comportavam-se como um (sub) sistema adaptativo complexo (SAC). A partir de Schwartz (1992), identificou-se no mapa das escalas comuns de valores de cada grupo, valores de igualdade, amizade, responsabilidade, criatividade, solidariedade, além daqueles já identificados em pesquisa anterior.

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Publicado
2022-02-15