CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE

UM DEBATE NECESSÁRIO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO (INSTITUTOS FEDERAIS DO BRASIL)

  • Elizandra Sirlei Del Zotto Ritter
  • Patricia Thoma Eltz

Resumen

Os problemas ambientais com o quais a humanidade está se deparando são consequência da desenfreada depredação da natureza na contemporaneidade. No entanto, no âmbito dos estudos CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente), os debates sobre os processos tecnocientíficos e seu impacto social são emergentes e necessários. O objetivo deste texto versa no movimento de inserção dos debates CTSA na etapa do Ensino Médio Integrado, como uma perspectiva formativa dos Institutos Federais do Brasil. Se deve a uma concepção de educação baseada na ação crítico reflexiva do sujeito para com seu meio, na proposição de uma formação integral que o prepara para o mundo do trabalho. São utilizados referenciais teóricos que incluem Ciavatta (2005), Frigotto (2008), Pinheiro; Silveira; Bazzo (2009), Nascimento; Rodrigues; Nunes (2016). Os resultados obtidos versam sobre uma proposta de currículo formativo que assume os debates CTSA de forma interdisciplinar aos demais saberes.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Citas

CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de
memória e de identidade. Trabalho Necessário, v.3, n.3, 2005.
Disponível em:
< http://www.uff.br/trabalhonecessario/images/TN_03/TN3_CIAVATTA.pdf>
. Acesso em: 15 mar. 2018.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como
problema nas ciências sociais. Rev. Centro Educação e letras da
Unioeste, vol. 10, n. 1, 2008. Disponível em: < http://e-
revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4143>. Acesso em 02
nov. 2019.
GIL, Carmem Z. V.; SEFFNER, Fernando. Dois monólogos não fazem um
diálogo: Jovens e ensino médio. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.
41, n. 1, p. 175-192, jan./mar., 2016. Disponível em: educacaoerealidade/article/view/55947/0>. Acesso em: 02 nov. 2019.
HILDEBRAND, Hermes R.; GOMES, Silvia T. A aprendizagem ativa e a
leitura de imagens artísticas por meio de um jogo. 26 Encontro da
Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas. Memórias e
Invenções. Campinas, SP, 25 a 29 Set.,2007. Anais. Disponível em:
Trentin__HILDEBRAND_Hermes_Renato.pdf>. Acesso em: 18 Out. 2019.
NASCIMENTO, A.S.G.; RODRIGUES, M. F. ; NUNES, A. O. A pertinência do
enfoque ciência, tecnologia e sociedade (CTS) na educação profissional e
tecnológica. RBEPT, vol. 2, n. 11, 2016. Disponível em:
. Acesso
em: 02 nov. 2019.
PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. A. O contexto
científico-tecnológico e social acerca de uma abordagem crítico-reflexiva:
perspectiva e enfoque. Rev. Iberoamericana de Educación. V. 49, n. 1,
2009. Disponível em: . Acesso
em: 03 nov. 2019.
Publicado
2019-12-02