O ENSINO DE FUNÇÕES PARA ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS
Resumen
O presente artigo é um relato de experiência que versa sobre uma prática pedagógica realizada no curso de licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete, trabalho esse originado na disciplina de Prática enquanto Componente Curricular (PeCC) VII do referido curso. Ele consiste na elaboração de uma ferramenta para ensinar alunos cegos sobre os tipos de funções. A tarefa em PeCC VII não exigia que o material fosse voltado para pessoas com alguma deficiência, mas os autores assim preferiram, já que a disciplina de Libras II estava sendo desenvolvida no mesmo semestre que a PeCC VII, e inspirou os alunos do curso de licenciatura a rever sua conduta pedagógica em relação à educação especial. O objetivo da PeCC VII era desenvolver algum material, utilizando materiais recicláveis, para trabalhar com algum conteúdo do Ensino Médio. O produto educacional foi testado com os colegas do curso de graduação (18 acadêmicos da PeCC VII), sendo livre para receber ponderações. Os participantes foram vendados e guiados a responder algumas questões a respeito das classificações de funções. Essa produção alcança seus objetivos no caso do docente procurar metodologias inclusivas para introduzir e versar sobre funções. Aplicado o material aos colegas, houve a oportunidade de questionamentos acerca do mesmo. As ponderações permearam tanto o campo da crítica quanto da sugestão. Os dois foram essenciais para finalização da aplicação.
Descargas
Citas
em:
Acesso em: 19 jun. 2019.
ARAÚJO, A. T. A reciclagem como auxílio no aprendizado da matemática:
um relato de experiência. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 3.,
2016. Natal. Anais ... Natal: Centro de convenções de Natal, 2016. p. 01-
08.
BATISTA, L. S; NÓBREGA, M. R. A; ANDRADE, L; SILVA, M. F. Utilização de
jogos reciclados no ensino da aprendizagem da matemática em Santa
Luzia – PB. In: ENCONTRO PARAIBANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 9.,
2016, Campina Grande. Anais ... Campina Grande: Instituto Federal
Paraíba, 2016. p. 01-06.
CEOLIN, T; MACHADO, A. R; N, L; NEHRIN, C. M. O ensino de matemática e
a educação inclusiva – uma possibilidade de trabalho com alunos
deficientes visuais. In: ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA,
10., 2009. Ijuí. Anais ... Ijuí: Universidade Regional do Noroeste do Estado
do Rio Grande do Sul, 2009. p. 01-08.
COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e
educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar.
Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
CROCHÍK, J. L. Apontamentos sobre educação inclusiva. In: Santos, G. A.;
Silva, D. J. (Org.) Estudos sobre ética: a construção de valores na
sociedade e na educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. p. 279-297.
FERNANDES, S. H. A. A. Educação matemática inclusiva: adaptação x
construção. Revista Educação Inclusiva, Campina Grande, v. 1, n. 1, p.
78-95, jul/dez 2017. Disponível em:
GRANDO, R. C. O Conhecimento Matemático e o Uso de Jogos na
Sala de Aula. 2000. 239p. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de
Campinas, Campinas, 2000. Disponível em:
LEONARDO, F. M. Conexões com a Matemática. São Paulo: Moderna,
2016.
MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor
universitário. São Paulo: Summus, 2003.
NEPOMUCENO, T. A. R; ZANDER, L. D. Uma análise dos recursos didáticos
táteis adaptados ao ensino de ciências a alunos com deficiência visual
inseridos no ensino fundamental. Revista Benjamin Constant, Rio de
Janeiro, v. 1, n. 58, p. 49-63, jan/jun 2015. Disponível em:
18 jun.2019.
SILVA, A; DI DOMÊNICO, C. N. B. O ensino da matemática para alunos com
necessidades especiais. Ágora Revista Eletrônica, Cerro Grande, v. 9, n.
18, p. 23-32, jul. 2014. Disponível em:
SILVA, T. S.; LAZZARIN, J. R. Matemática Inclusiva: Ensinando Matrizes a
Deficientes Visuais. Ciência e Natura, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 118-
126, 2017. Disponível em:
Acesso em: 18 jun. 2019.
SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: ENCONTRO
DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, JORNADA DE PRÁTICA DE ENSINO, SEMANA
DE PEDAGOGIA DA UEM, 1. 4. 13., , 2007, Maringá. Anais ... Maringá:
Universidade Estadual de Maringá, 2007. p. 110-114. Disponível em: