UTILIZAÇÃO DA SIMULAÇÃO DE PROCESSOS PARA OTIMIZAÇÃO DO ATENDIMENTO DE UMA EMPRESA DE MEDICINA OCUPACIONAL
Resumen
Atualmente a competitividade empresarial no setor de serviços é muito grande e qualquer vantagem que se possa desenvolver acaba se tornando um diferencial competitivo. Nesse contexto, o tempo de atendimento é uma variável muito importante e considerada pelos clientes no processo de fidelização. A clínica abordada neste estudo busca atingir melhores tempos de serviço, porém sem realizar grandes investimentos. A partir do uso de Pesquisa Operacional, através da simulação computacional via software Arena, realizaram-se propostas distintas de configuração do sistema de trabalho, a fim de comparação dos resultados e avaliação da viabilidade de suas implementações. Com aplicação da ferramenta de simulação foi possível encontrar soluções pra diminuição dos tempos de fila do atendimento da empresa em aproximadamente 24%, mantendo os mesmos recursos de mão-de-obra e infraestrutura. Ainda é apresentada uma solução alternativa que reduz o tempo de fila em mais de 63%, porém necessitando de investimentos por parte da empresa estudada, os quais não está no plano da empresa no momento.
Descargas
Citas
ferroviárias e suas aplicações no Brasil: Avaliação de alternativas
para direcionamento de composições. 2008. 216 f. Tese (Doutorado
em Engenharia) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo.
2008.
FITZSIMMONS, James A. Administração de serviços, operações,
estratégia e tecnologia da informação. 7. Porto Alegre AMGH 2014 1
recurso online ISBN 9788580553291.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. Rio de
Janeiro Atlas 2017. Disponível
em:
22 abr. 2020.
IBGE (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRÁFIA E ESTATÍSTICA). Pesquisa
de Assistência Médico-Sanitária - AMS. Disponível em:
2020.
ROMERO, Camila Mendonça; SALES, Diego da Silva; VILAÇA, Luisa Lemos;
CHAVEZ, José Ramon Arica; CORTES, Jacqueline Magalhães. Aplicação da
teoria das filas na maximização do fluxo de paletes em uma
indústria química. Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento, v.2,
n.3, p.226-231. Disponível em: <
https://www.podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/
46/97>. Acesso em: 15 out. 2019.
SHEIKH, Toshiba; SINGH, Sanjay Kumar; KASHYAP, Anil Kumar.
Application of queuing theory for the improvement of bank
service. International Journal of Advanced Computational Engineering and
Networking, v.1, n.4, jun. 2013. Disponível em:
Acesso em: 21 out. 2019.
SILVA, Aneirson Francisco. Pesquisa operacional: desenvolvimento e
otimização de modelos matemáticos por meio da linguagem gams.
São Paulo: Unesp, 2013. 126 p. Disponível em:
LINGUAGEM_GAMS_UNESP. Acesso em: 29set. 2019.
TAHA, Hamdy A. Pesquisa Operacional. 8.ed. São Paulo: Pearson, 2008.