UM ESTUDO COMPARATIVO ACERCA DA EFICÁCIA DA SALA DE AULA INVERTIDA NAS DISCIPLINAS DE CÁLCULO E ANÁLISE REAL
Resumen
Este trabalho procurou abordar o uso de metodologias ativas, particularmente o uso Sala de Aula Invertida, como alternativa para potencializar a aprendizagem em matemática no âmbito universitário. Buscou-se investigar as percepções dos estudantes de duas turmas do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas, para as quais a metodologia foi aplicada durante o semestre 2019/1. Uma delas, de Cálculo I, pertencente ao elenco de disciplinas do primeiro ano e a outra, de Análise Real I, configura entre as disciplinas do último ano do curso. Embora as duas disciplinas pertençam à grade curricular obrigatória do curso de matemática e tenham estreitas ligações entre si, elas se diferenciam entre si pelo nível de amadurecimento acadêmico esperado dos estudantes matriculados. Ao final do referido semestre, os autores da aplicaram um questionário, para ambas as turmas, com objetivo de investigar se houve diferenças significativas em relação á receptividade da metodologia utilizada, quando comparadas as respostas das duas turmas. O estudo indica que a metodologia Sala de Aula Invertida teve boa aceitação entre os estudantes, tendo em vista que mais de 90% afirmou considerar as aulas invertidas mais produtivas do que as aulas expositivas tradicionais. A totalidade dos respondentes declarou não possuir qualquer conhecimento prévio sobre a referida metodologia e não foram identificadas diferenças significativas nas respostas dos questionários das duas turmas. O referencial teórico utilizado nesta pesquisa encontra respaldo em Bacich, Neto e Trevisani (2015), Bacich e Moran (2018) Bergmann (2018), Valente (2015), Horn e Staker (2015) e Reis (2001).
Descargas
Citas
inovadora: uma abordagem teórico-prático. Porto Alegre: Penso, 2018.
BACICH, L.; NETO, A. T.; TREVISANI, F. D. M. (Org.) Ensino híbrido:
Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BERGMANN, J. Aprendizagem invertida para resolver o problema da
lição de casa. Porto Alegre: Penso, 2018.
BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: Uma metodologia Ativa
de Aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2018.
BOURCHTEIN, Lioudmila e BOUCHTEIN, Andrei. Análise Real: Funções
de Uma variável Real. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna,
2010.
FIORENTINI, D. & SOUZA e MELO, G.F. Saberes docentes: Um desafio para
acadêmicos e práticos In: GERALDI, C. (org). Cartografias do trabalho
docente: Professor(a)-pesquisador(a). Campinas: Mercado das Letras, ALB,
1998.
MARCONI, M. D. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 7. ed. São Paulo:
Atlas, 2018.
REIS, Frederico da Silva. A tensão entre rigor e intuição no ensino de
Cálculo e Análise: A visão de professores-pesquisadores e autores
e livros didáticos. 2001. 302 f. Tese (Doutorado em Educação) -
Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas,
2001.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 4. ed. São
Paulo: Atlas, 2017.
STEWART, James. Cálculo. Volume 1, 7. ed. São Paulo: Cengage Learning,
2013.
VALENTE, J. A. O ensino híbrido veio para ficar. In: BACICH, L.; TANZI NETO,
A.; TREVISANI, F. D. M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na
educação. Porto Alegre: Penso, 2015.