Editorial

  • Walter Ruben Iriondo Otero
Palavras-chave: Editorial

Resumo

É com imenso prazer que apresentamos uma nova edição da Revista Prociências, com a finalidade de divulgar trabalhos científicos desenvolvidos por discentes, docentes, e pesquisadores que abordem a temática Ciência, Tecnologia e Sociedade, assim como a sua relação com a Inovação, Cidadania, Ética e a Responsabilidade Social, privilegiando a indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão.

Dentre os artigos que compõem esta edição da revista, destacamos contribuições vindas da Argentina, Brasil, e Cuba. Da Universidade Aberta Interamericana, na Argentina, nos chega um trabalho que aborda a avaliação da aprendizagem por meio de uma auto pergunta de conteúdo. De Cuba, recebemos uma contribuição proveniente da Universidade Agraria de La Habana, que aborda o modelo de educação a distância daquele país.

Os artigos provenientes do Brasil nesta edição representam uma mudança de paradigma no Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas, caracterizada pela disseminação do conhecimento da unidade a partir do grau de maturidade adquirido pelos seus cursos. Os artigos abordam temas como a análise do efeito de diferentes disposições dos estais sobre os esforços que são gerados na estrutura de uma ponte estaiada; os desafios e os impactos que a pandemia do Covid-19 ocasionou em indústrias de alimentos na cidade de Pelotas/RS; o mapeamento de processos e a análise de tempos em uma indústria do setor da saúde do Rio Grande do Sul; as contribuições da técnica de gestão de ações 5W3H numa unidade de beneficiamento e armazenagem de grãos; e um mapeamento do processo de cadastro de gerador de resíduos químicos. Agradecemos aos colaboradores pelo envio dos artigos, e à Comissão Científica pela inestimável contribuição relativa às avaliações dos trabalhos.

Cabe destacar que a Revista Prociências recebe trabalhos em fluxo contínuo e aceita, também, propostas para Edições Especiais, no formato de Dossier ou Edição Temática. Encorajamos, portanto, a submissão de trabalhos inéditos e propostas de Edições Especiais para os próximos números da Revista Prociências.

Desejamos a todos uma proveitosa leitura!

                                                                                                                                                                                  Prof. Dr. Walter R. Iriondo Otero
                                                                                                                                                                                  Editor

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

.
Publicado
2022-12-28
Seção
Editorial